Conforme o Motor1.com Brasil adiantou com exclusividade em fevereiro, a BMW está se programando para trazer a R 12 pela primeira vez ao mercado brasileiro. A confirmação dos planos veio diretamente de Carina Höfler, gerente de produto para a linha R 12 globalmente. Agora, novos registros por aqui mostram de fato o interesse da marca.

As imagens disponibilizadas pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) não deixam dúvidas de que se trata da nova BMW R 12. Mas especificamente, é a versão com visual um pouco mais esportivo da moto que faz parte da linha Heritage da marca, como a R 18 que já andamos, por exemplo. Na Europa, a moto ainda pode vir com assento mais baixo e visual mais estradeiro como opção.

BMW R 12 - Registro no Brasil

Na forma que foi registrada no Brasil, a BMW R 12 deverá se posicionar de forma a apelar ao público que quer uma moto com visual clássico, mas desempenho moderno e de alta cilindrada. Entre as possíveis rivais por aqui, podem entrar os modelos da linha Bonneville T 120 da Triumph, por exemplo.

A R 12 é vendida lá fora com um motor de cilindros contrapostos como manda o figurino, mas ainda é arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo. Na moto, é o grande ponto focal e cercado por um chassi tubular. Na Europa, a moto conta com opções de customização que vão desde uma Roadster até uma estradeira, passando pelo visual Scrambler. Dependendo da configuração, as rodas podem ser raiadas ou de liga leve.

BMW R 12 - Registro no Brasil

O motor em si tem 1.170 cm3 divididos entre os dois cilindros. A potência declarada é de 95 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgfm é atingido a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, como já é tradicional nos motores boxer da BMW.

Nas medidas, a R 12 tem 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha declarado é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. O assento é bem baixo, ficando a 754 mm do solo. Na dianteira, usa garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira conta com balança de braço único e amortecedor com 90 mm de curso. As rodas têm 19" na dianteira e 16" na traseira. Os freios, sempre a disco e com ABS, possuem duplo disco na dianteira e único na roda de trás.

Na Europa, a BMW R 12 traz de série um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5". Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.

Galeria: BMW R12 virá ao Brasil

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