Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Renault oficializa nesta quinta-feira (27) a apresentação global do Grand Koleos 2025. Desenvolvido na Coreia do Sul pela divisão Renault Korea (antiga Samsung e agora 34% de propriedade da chinesa Geely), o modelo tem porte médio e está sendo apresentado no Busan International Mobility Show. Será comercializado principalmente em mercados fora da Europa, começando pela própria Coreia.
No visual, o Grand Koleos não segue exatamente a mesma linguagem de design dos recentes Renault europeus. A explicação está no fato de derivar diretamente do chinês Geely Monjaro, também chamado de Xingyue L. Em estratégia de rebadge, a Renault usou o SUV chinês como base e, para gerar diferenciação, aplicou elementos próprios na dianteira, laterais e traseira.
Nesse contexto, há novo para-choque, grade mais integrada e capô com superfície frontal mais arredondada. Curiosamente, os faróis não foram alterados. Nas laterais, as portas têm exatamente os mesmos recortes do Monjaro, mas os projetistas disfarçaram a semelhança com vincos mais suaves, novo desenho para a janela vigia traseira e rodas com layout próprio. Por fim, a traseira ganhou nova tampa do porta-malas e placa deslocada para o para-choque.
Por dentro, as alterações foram mínimas e a Renault manteve praticamente todo o layout do Monjaro. Destaque para a pegada high-tech evidenciada por amplas telas (incluindo multimídia exclusiva para o passageiro), head-up display, ar-condicionado de três zonas, sistema de áudio assinado pela Bose, múltiplas câmeras, assistente de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automático e sistemas de manutenção de faixa.
Mecanicamente, o Grand Koleos será oferecido tanto com motor tradicional quanto em versão híbrida. No primeiro caso, o propulsor 2.0 turbo a gasolina entrega potência de 211 cv e pode vir associado com transmissão automatizada de 7 marchas (tração dianteira) ou ou automática tradicional de 8 marchas (tração integral). Já no modelo híbrido, apenas com tração dianteira, o motor 1.5 turbo tem assistência elétrica e rende potência combinada de 245 cv. São os mesmos conjuntos do modelos da Geely.
Ao todo, o SUV mede 4.780 mm de comprimento e possui 2.820 mm de entre-eixos (basicamente as mesmas medidas do Monjaro). Com os bancos traseiros rebatidos, o porta-malas acomoda até 2.034 litros. A produção será concentrada na Coreia do Sul, atendendo primeiro o mercado local e, na sequencia, destinos de exportação. A plataforma adotada é a conhecida base CMA, desenvolvida pela Geely em conjunto com a Volvo.
O grupo Geely, vale lembrar, é controlador das marcas Volvo, Lynk&Co, Zeekr, Lotus, Proton, Polestar e outras e, desde 2022, detém 34% das ações da Renault Korea.
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