Após anos seguidos listada como uma das poucas marcas ausentes do mercado de SUVs, a McLaren poderá mudar de status nos próximos e passar a oferecer um modelo do tipo no portfólio. A informação foi previamente adiantada por Piers Scott, chefe de comunicações globais da empresa, em entrevista ao site Carscoops. Segundo o executivo, o projeto está sendo discutido internamente e, hoje, a marca estuda "ampla variedade de opções" para seguir adiante.
Entre as opções na mesa, Scott revelou que o inédito SUV "poderia potencialmente apresentar uma carroceria de duas ou quatro portas e acomodaria mais de dois assentos". Questões específicas de design ainda não foram definidas, uma vez que o projeto ainda está em fase embrionária. Além disso, está em discussão a formação de aliança com outra marca para que o inédito SUV seja economicamente viável.
Nesse ponto, a BMW desponta para parceira mais provável, uma vez que já mantém negócios com a McLaren há anos (é o caso do fornecimento das baterias do sistema híbrido do Artura, que é feito pela marca bávara). Diante disso, ganham força os rumores sobre um 'super-SUV' com sistema híbrido plug-in e plataforma BMW voltado especialmente para alto desempenho. Seria rival direto do Ferrari Purosangue.
Os motores V6 e V8 já adotados pela McLaren nos seus modelos poderiam ser usados no novo SUV, sempre associados a propulsores elétricos. O acordo com os alemães deverá ser concretizado ainda em 2024 e o projeto ganhará forma a partir de então. Desde já, é certo que a plataforma fornecida será bem trabalhada pelos engenheiros da McLaren, agregando à base acerto próprio de chassis e mudanças estruturais para otimizar aspectos como dirigibilidade, rigidez e redução de peso.
McLaren Artura Spider 2025
Embora os ingleses não assumam, os resultados alcançados por outras marcas têm gerado forte influência sobra a decisão de entrar no mercado de SUVs. A Porsche, por exemplo, colhe excelentes números com os modelos Macan e Cayenne, enquanto a Lamborghini bate recordes a cada ano graças ao Urus. Até a Ferrari, que era contrária aos SUVs, se rendeu à febre e hoje tem à venda o Purosangue.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo hipercarro da McLaren, sucessor do P1 será revelado em outubro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novos modelos da McLaren serão fortemente inspirados no icônico F1
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
McLaren é vendida por completo para fundo de investidores do Bahrein