O mercado brasileiro de veículos elétricos deverá contar com a participação de mais uma importante marca a partir de 2025: a sueca Polestar. Sediada em Gotemburgo, a fabricante é integrante do grupo Volvo/Geely e vem ganhando espaço no cenário internacional pela comercialização de EVs premium e com pegada esportiva. A chegada ao mercado brasileiro era bastante especulada e acaba de ser confirmada agora em comunicado.
Na nota, a Polestar explica que a estreia no Brasil faz parte de ambiciono projeto internacional de expansão e que outros novos mercados também serão alcançados, incluindo França, República Checa, Eslováquia, Hungria, Polônia e Tailândia. Atualmente, a empresa atua em 27 mercados globais espalhados por América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.
No Brasil e nos demais países estreantes, a marca explica que atuará através de parcerias com distribuidores locais. “Expandir as nossas operações com parceiros novos e já existentes nos permitirá alcançar mais clientes. Através destas parcerias e expansão, capitalizaremos a nossa marca e a nossa crescente linha de modelos", disse Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.
O lançamento mais recente da Polestar é o modelo Polestar 4, que fica posicionado entre o sedã Polestar 2 e o maior Polestar 3. O crossover elétrico está disponível em layouts de motor único e duplo, sendo a versão mais potente capaz de produzir 551 cv e 69,9 kgfm de torque máximo. A autonomia chega aos 600 km. Já a configuração de motor único entrega 276 cv e 34,9 kgfm de torque, com alcance declarado de 483 km.
No design, o modelo chama atenção pela ausência da tradicional janela de vidro na traseira. No lugar do vidro, a estrutura da própria carroceria se estende até alcançar o teto, que é feito de vidro fotocrômico. Para não comprometer a visibilidade e, consequentemente, a segurança, a Polestar instalou uma câmera de alta definição no teto que transmite imagens da traseira em tela no painel, tudo em tempo real.
Resta saber qual ou quais modelos a marca ofertará por aqui. No mercado internacional, os carros da Polestar rivalizam com veículos da Tesla, BMW e Porsche.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polestar pode vir ao Brasil como marca de luxo elétrica
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Primeiro Polestar sem a Volvo é um cupê híbrido com mais de 600 cv
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford antecipa Transit 2025 e terá oficina por "delivery"
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Fiat Strada atinge marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas