'Estão com medo', diz fundador da BYD sobre EUA e Europa
Wang Chuanfu está convencido de que o setor automotivo chinês é muito forte
"Se você não for forte o suficiente, eles não terão medo de você", em outras palavras: quando você é muito forte, os outros têm medo de você. O fundador da BYD, Wang Chuanfu, disse isso durante um discurso em uma reunião de cúpula do setor automotivo na cidade chinesa de Chongqing.
A referência é ao setor chinês que, com seus produtos competitivos, assustaria a Europa e os Estados Unidos. "Há muitos exemplos de políticos de outros países que estão preocupados com os veículos elétricos na China", disse Wang. Ele não fez referências explícitas, mas as taxas que a Europa pretende introduzir em breve sobre a importação de carros chineses ou a lista de empresas chinesas "banidas" nos EUA vêm imediatamente à mente.
A China está pronta para reagir às tarifas
Neste fim de semana, ocorrerá a votação para renovar o Parlamento Europeu e a questão das tarifas estará em pauta. De acordo com a Dataforce, os veículos elétricos produzidos por marcas chinesas, como MG e BYD, representaram pouco menos de 9% dos veículos elétricos a bateria vendidos na Europa no ano passado, mas os números devem aumentar.
De acordo com os analistas, as marcas chinesas já vendem carros com uma margem tão grande que as tarifas europeias não devem causar muitos problemas, mas a China não ficará de braços cruzados e, se as tarifas forem aplicadas, ela já deu a entender que reagirá com tarifas de 25% também. Assim, as tensões comerciais continuarão a aumentar.
O apelo de Wang
A BYD cresceu muito rapidamente. Até 2023, ela produziu e vendeu 3 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in, tornando-se uma das dez maiores montadoras globais em termos de vendas.
Wang pediu que o setor adotasse mais concorrência para gerenciar a transição para os veículos elétricos e está convencido de que os veículos elétricos e híbridos plug-in estão no caminho certo para ultrapassar os motores convencionais. "Essa é a tendência predominante e imparável", disse ele. Afinal de contas, um dos mais recentes slogans da BYD em casa diz: "A eletricidade é mais barata que o petróleo".
Galeria: De baterias a carros: a evolução da BYD em menos de 30 anos
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste BYD Atto 8: experiência de elétrico em um SUV híbrido de 7 lugares
Quem diria: Ferrari está amando quem odeia a Luce
BYD acelera na Bahia e alcança 100 mil carros produzidos no Brasil
Franquia Need For Speed pode acabar; desenvolvedora foca em Battlefield
Teste: BYD Sealion 7 mostra como a China entenderá até a Europa para garantir mercado
Argentina x Espanha: um jogo disputado no Brasil dos anos 1990
Devagar em vendas no Brasil, BYD Shark desembarca na Europa