À primeira vista, o novo BMW Série 1 parece um grande facelift do modelo anterior. Mas a própria BMW fala de um novo carro e da "quarta geração", além de dar um outro código interno: F70. Portanto, o menor modelo da marca conseguiu sobreviver por mais um tempo, ao contrário do seu rival Mercedes-Benz Classe A, que sairá de linha em 2025.

Exterior

As dimensões do hatchback mudaram apenas ligeiramente em comparação com seu antecessor. O comprimento externo do novo BMW Série 1 aumentou em 42 milímetros para 4.361 milímetros, enquanto sua distância entre eixos é de 2.670 milímetros. A largura do veículo é de 1.800 milímetros, enquanto a altura aumentou em 25 milímetros para 1.459 milímetros.

Galeria: BMW Série 1 2024

No entanto, a dianteira modificada é imediatamente perceptível ao olhar para o Série 1 pessoalmente. Ela parece significativamente menos volumosa do que a de seu antecessor. Isso se deve principalmente à grade mais fina. Utiliza uma nova estrutura que consiste em barras verticais e diagonais. Se quiser, você pode se lembrar do antigo logotipo da Aldi Süd. A BMW, por outro lado, provavelmente tinha em mente a o conceito "Neue Klass".

Em geral, a frente do novo Série 1 é surpreendentemente plana e se inclina significativamente para baixo em direção à estrada. Algumas pessoas se lembram do Kia Ceed ou do Mazda 3. Os faróis de LED de série têm elementos verticais para as luzes diurnas e indicadores de seta no estilo do X1, como também do M3 (após a reestilização) e do Série 5. O vínco na região do logotipo da BMW na frente é um recurso interessante.

BMW 1º (2024)

Faróis de LED adaptativos com farol alto matrix sem ofuscamento, luzes de auxílio de curva e detalhes em azul estão disponíveis como opcionais. A vista lateral do novo BMW Série 1 lembra muito o modelo anterior. O BMW Individual high-gloss Shadow Line padrão inclui um elemento gráfico com o número 1 no vinco Hofmeister na coluna C. Esse detalhe é familiar ao Série 5.

Um longo spoiler de teto e defletores de ar laterais enfatizam a silhueta alongada. As lanternas em duas partes se projetam para dentro das seções laterais. Pelo menos o sistema de escapamento não é mais tão desagradável de se ver como antes.

BMW 1st M135 xDrive (2024)

BMW M135 xDrive (2024)

BMW 1st M135 xDrive (2024)

BMW M135 xDrive (2024)

Em termos de pintura, há duas cores sólidas e sete metálicas para escolher. A cor do carro na imagem mais acima é a "Cape York Green". O novo BMW Série 1 é o primeiro modelo da marca a oferecer um acabamento opcional de pintura preta contrastante para o teto.

Interior

Vamos dar uma olhada no interior do F70: como antes, o Série 1 não é um milagre de espaço excepcional, e os assentos traseiros são mais espaçosos do que opulentos. No interior redesenhado, que é totalmente sem couro como padrão, os assentos recém-projetados têm a intenção de oferecer um alto nível de conforto para longas distâncias.

Os bancos esportivos na versão Econeer com capas e estofamento feitos de poliéster reciclado e os bancos esportivos M estão disponíveis como opcionais. As superfícies perfuradas dos bancos na versão Veganza com propriedades semelhantes às do couro também estão disponíveis. O acabamento Veganza/Alcantara faz parte do pacote esportivo M e é equipamento padrão no BMW M135 xDrive.

BMW 1st M135 xDrive (2024)

BMW M135 xDrive (2024)

BMW 1st M135 xDrive (2024)

BMW M135 xDrive (2024)

Ao rebater o encosto do banco traseiro, o volume do porta-malas pode ser aumentado de 380 litros para até 1.200 litros (nas versões BMW 120, BMW 120d: 300 a 1.135 litros). Aqui não há diferença em relação ao modelo antigo.

Como em outros detalhes, o cockpit lembra o atual Série 5. Como em muitos outros modelos da BMW, o display curvo está presente. O painel de instrumentos totalmente digital usa uma tela de 10,25 polegadas, enquanto a multimídia tem uma de 10,7 polegadas. A digitalização consistente permite uma redução significativa no número de botões e controles no cockpit. O sistema de ar-condicionado do novo BMW Série 1 também é controlado digitalmente. Isso significa pouquíssimos botões reais e, como no X1, não há controle rotativo ou botão.

Conectividade

No primeiro teste no banco, os controles da tela sensível ao toque funcionam bem. A versão mais recente do iDrive com QuickSelect, baseada no Sistema Operacional BMW 9, está agora disponível no novo Série 1. Ele foi consistentemente projetado para operação via tela sensível ao toque e linguagem natural. O sistema operacional também inclui botões multifuncionais no volante e um Head-Up Display opcional.

BMW 1st M135 xDrive (2024)

BMW M135 xDrive (2024)

O Sistema Operacional BMW 9 foi desenvolvido internamente pelo BMW Group e é baseado no Android Open Source Project (AOSP). O atalho QuickSelect permite que a função desejada seja acessada diretamente sem a necessidade de alternar para um submenu. As atualizações podem ser instaladas "over-the-air" para manter o novo BMW Série 1 continuamente atualizado com o software mais recente.

BMW 1st M135 xDrive (2024)

BMW M135 xDrive (2024)

A interface tem as opções Modo Pessoal, o Modo Esportivo e o Modo Eficiente como padrão no novo Série 1. A gama é opcionalmente ampliada pelo Modo Expressivo, Modo Relax e Modo Arte Digital.

Motores

Assim como o motor BMW M135 xDrive, todos os outros motores disponíveis para o novo BMW Série 1 vêm da última geração do sistema modular do Grupo.

O motor a gasolina de três cilindros do novo BMW 120 e o motor a diesel de quatro cilindros do novo BMW 120d são combinados com a tecnologia micro-híbrida de 48 volts. Ambos transmitem sua potência para uma transmissão Steptronic de 7 velocidades com dupla embreagem como padrão.

BMW 1º (2024)

Você notou? É isso mesmo: o novo Série 1 elimina a abreviação "i" para os modelos a gasolina, a fim de manter a letra livre para os modelos elétricos. Haverá também um i1? Provavelmente não, pois já existe o iX1 e os novos Mini Aceman e Mini Cooper Electric para quem precisa de um carro compacto elétrico.

Voltando aos motores de combustão do novo Série 1: com uma potência máxima de 170 cv (antes 178 cv), a versão 120 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos (mais 0,8 segundos). O novo BMW 120d tem 163 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos (mais 0,6 segundos), o que representa 27 cv a menos que seu antecessor.

O BMW 118d, que também é equipado com um motor a diesel de quatro cilindros, gera 150 cv e um tempo de aceleração de 8,3 segundos (menos 0,2 segundos), como antes. Um 116 (de três cilindros) e um 123 xDrive (de quatro cilindros) virão no final de 2024.

BMW 1st M135 xDrive (2024)

BMW M135 xDrive (2024)

O M135 xDrive tem 300 cv, uma redução de 6 cv. Seus recursos específicos da BMW M incluem um virabrequim particularmente robusto, um suprimento de óleo otimizado para os pistões do canal de resfriamento e mais. O torque máximo de 40,8 kgfm (anteriormente 45,9 kgfm) está disponível entre 2.000 e 4.500 rpm. São necessários 4,9 segundos para atingir 100 km/h (menos 0,2 segundos) e é possível atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

A entrega de potência é acompanhada pelo som do sistema de escapamento feito pela BMW M. Esse som também é transmitido para o interior e amplificado pelos alto-falantes do sistema de áudio. O 135 é o único modelo do Série 1 com saídas de escapamento visíveis na traseira.

Preços

De acordo com a BMW, o novo Série 1 oferece uma seleção significativamente ampliada de sistemas de condução e estacionamento automatizados como padrão ou como opcional. Além dos sistemas de assistência, o ar-condicionado automático, o sistema de alarme, os espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e o BMW Live Cockpit Plus, incluindo o sistema de navegação baseado em nuvem BMW Maps, também fazem parte do equipamento padrão estendido do novo Série 1.

Aqui estão os preços alemães para o F70 fabricado em Leipzig:

Preços do BMW Série 1 a partir de 5.10.24  
120 37.900 euros (R$ 217.580)
118d 38.200 euros (R$ 219.302)
120d 40.500 euros (R$ 232.506)
M135xDrive 56.200 euros (R$ 322.638)

Logo após o lançamento no mercado (5 de outubro de 2024), os dois motores a seguir serão adicionados a partir de novembro. A BMW ainda não confirma quando irá vender em outros mercados.

No caso do Brasil, o Série 1 é vendido somente na versão 118i Sport GP por salgados R$ 313.950. Fica difícil argumentar a seu favor considerando que o Série 2 Gran Coupé custa R$ 308.950 e o Série 3 parte de R$ 322.950.

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