Enquanto há uma especulação de que a Volkswagen terá um modelo mais de entrada que o Polo Track para o mercado brasileiro, a empresa segue desenvolvendo produtos para novos segmentos onde não atua. E, para isso, os modelos para cá estão desenvolvidos em conjunto a subsidiária de baixo-custo Skoda, marca que tem ganhado espaço no mercado indiano.
E é de lá que vem este flagra publicado pelo site Rushlane. Apesar das camuflagens, já foi possível ver que a carroceria já está no estágio final, pronto para produção e sem volumes para disfarçar o formato do carro. Por lá, será um produto Skoda para competir no segmento de carros com menos de 4 metros de comprimento que, na Índia, estão sujeitos a taxações menores.
Por aqui, seria um modelo que brigaria abaixo do atual Nivus, encarando modelos como o Fiat Pulse e o recém-lançado Renault Kardian. O desenvolvimento do novo SUV é segredo guardado a sete chaves. A cooperação buscará soluções para reduzir custos de desenvolvimento e, nesse sentido, aproveitará toda a estrutura da plataforma MQB-A00. Cada marca terá sua própria versão do modelo, mas alguns elementos - como portas dianteiras - poderão ser os mesmos nos dois carros.
A versão Skoda será a primeira a ser revelada e já teve teaser revelado. Na imagem, é possível notar design agressivo na dianteira com conjunto óptico dividido e LEDs diurnos posicionados na parte superior. A publicação indiana aposta que, para manter os custos baixos, itens como teto solar e o pacote de assistentes de condução deverão aparecer somente como opcionais neste novo SUV.
Outros flagras também já adiantaram elementos como lanternas em LED com formato envolvente, terceira luz de freio montada no aerofólio, rack de teto e placa de identificação na tampa do porta-malas. No Brasil - com design enquadrado nas diretrizes da Volkswagen - o modelo será lançado em 2025 e produzido na fábrica de Taubaté (SP).
Mais detalhes serão divulgados nos próximos meses, incluindo o nome definitivo. Por enquanto, são especulados batismos como Kwiq, Kymaq, Kylaq, Kariq e Kyroq. A Skoda, inclusive, iniciou uma campanha para escolha do nome e está aceitando sugestões que comecem com a letra K e terminem com Q.
O anúncio oficial da nomenclatura escolhida será realizado até o final do ano. A estreia da novidade da Skoda no mercado indiano também deve ocorrer apenas em 2025. Os principais concorrentes serão Maruti Suzuki Brezza, Hyundai Venue, Renault Kiger, Kia Sonet e Tata Punch.
Fonte: Rushlane
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos