GWM fecha escritório na Alemanha e cancela expansão na Europa
Apesar da promessa de ter uma fábrica e vender 1 milhão de carros mundialmente até 2030, fabricante chinesa revê os planos
![GWM fecha escritório na Alemanha e cancela expansão na Europa ORA 03 Dianteira](https://cdn.motor1.com/images/mgl/6ZzbeZ/s6/ora-03-dianteira.jpg)
![GWM fecha escritório na Alemanha e cancela expansão na Europa ORA 03 Dianteira](https://cdn.motor1.com/images/mgl/6ZzbeZ/s6/ora-03-dianteira.webp)
A GWM tinha grandes planos para a Europa, usando o mercado para aumentar suas vendas para 1 milhão de veículos fora da China até 2030 e erguer uma fábrica na região. O sonho não durou muito tempo, pois a fabricante chinesa agora prepara-se para fechar sua sede europeia em Munique (Alemanha), demitindo todos os 100 funcionários e freando a expansão nos mercados europeus.
Mídias alemãs como Manager Magazin e Auto Motor und Sport relatam que a GWM confirmou que irá fechar o escritório em Munique no dia 1º de agosto, demitindo todos os funcionários na Europa, até mesmo Steffen Cost, chefe de operações da divisão europeia. Os planos de começar a vender carros na Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Suíça ainda em 2024 foram cancelados e as conversas sobre a fábrica desapareceram.
A empresa havia anunciado recentemente que adiou a meta de vender 1 milhão de carros fora da China entre 2025 e 2030, dizendo que as condições do mercado estavam desafiadoras. A GWM vendeu 316.018 unidades no mercado global e somente 6.300 veículos foram para a Europa, mostrando a dificuldade da fabricante em se estabelecer. A fabricante afirma que precisará fazer ajustes em sua estratégia e cita “desafios internos”.
Apesar de praticamente acabar com a operação na Europa, a GWM diz que continuará a vender carros nos países onde já se estabeleceu, como Alemanha, Israel, Irlanda, Reino Unido e Suécia, fazendo todo o trabalho através dos escritórios na China. Em alguns países, como Alemanha, a fabricante tem uma parceira local, que continuará a cuidar das importações. O armazém com peças de reposição será transferido de Nuremberg (Alemanha) para Amsterdã.
Atualmente, a GWM vende o hatch elétrico Ora 03 e os SUVs Wey 03 e 05, da marca premium posicionada acima da linha Haval. Havia planos para lançar o sedã elétrico Ora 07 até setembro, mas agora a empresa não comenta a respeito.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:14 BMW inicia produção da R 12 no Brasil; lançamento ocorre em breve
- 15:13 Novo Hyundai Palisade beberá na fonte do Santa Fe, mas será menos polêmico
- 14:02 Novo Peugeot 2008 2025 ganha hotsite e se aproxima do lançamento
- 12:48 Volkswagen Nivus ganha versão Sense por R$ 119.990
- 12:19 Honda ZR-V une o que mais importa: segurança, elegância e experiência
- 11:38 Chefão da Renault confirma Kardian com câmbio manual de Sandero RS
- 10:05 Volvo EX90 será entregue com funções faltando e desperdiçando energia
- 08:00 Líder na Argentina, Toyota emplaca três modelos no top 10 em junho