A ausência da Toyota do segmento de veículos esportivos com propulsão elétrica é cobrada por muitos, mas se explica pelo fato de a marca ainda nutrir grandes expectativas pelos motores tradicionais. Não por acaso, a divisão de automobilismo e performance da empresa, Gazoo Racing, tem portfólio composto unicamente por veículos a gasolina e acredita que propulsores a combustão ainda têm um futuro brilhante pela frente.
Em entrevista concedida à revista australiana Car Expert, o presidente da Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, disse que não há planos para lançar um elétrico de alto desempenho e que a divisão pretende seguir usando motores a combustão interna "tanto quanto possível". "Pode chegar um momento no futuro em que estes propulsores serão proibidos, mas os eles não são ruins, o inimigo é o carbono”, completou.
Depois que motores puros a gasolina forem proibidos, a GR buscará alternativas em conjuntos híbridos, combustíveis sintéticos e até motores movido a hidrogênio (a Toyota tem investido bastante no desenvolvimento desta tecnologia). “Ao utilizar tecnologia híbrida, podemos reduzir as emissões de carbono”, explicou Takahashi. Apenas no futuro, com o avanço da tecnologia, é que a GR migrará para a eletrificação plena. O conceito FT-Se é prévia disso.
Enquanto propulsores tradicionais seguem liberados, a GR se prepara para ampliar o portfólio com o lançamento de inédito SUV de alta performance. O próprio chefão da submarca confirmou a novidade e adiantou que adicionar um SUV esportivo ao catálogo é "necessário". O modelo a ser preparado, porém, ainda é segredo. As principais apostas giram em torno dos grandalhões Land Cruiser 300 e Land Cruiser Prado, além dos médios RAV4 ou Corolla Cross.
Será uma versão GR legitimamente preparada (com motorização, design e suspensão exclusivos) e não apenas com tratamento GR-Sport.
Fonte: CarExpert
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'