A ausência da Toyota do segmento de veículos esportivos com propulsão elétrica é cobrada por muitos, mas se explica pelo fato de a marca ainda nutrir grandes expectativas pelos motores tradicionais. Não por acaso, a divisão de automobilismo e performance da empresa, Gazoo Racing, tem portfólio composto unicamente por veículos a gasolina e acredita que propulsores a combustão ainda têm um futuro brilhante pela frente.

Em entrevista concedida à revista australiana Car Expert, o presidente da Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, disse que não há planos para lançar um elétrico de alto desempenho e que a divisão pretende seguir usando motores a combustão interna "tanto quanto possível". "Pode chegar um momento no futuro em que estes propulsores serão proibidos, mas os eles não são ruins, o inimigo é o carbono”, completou.

Toyota FT-Se Concept

Depois que motores puros a gasolina forem proibidos, a GR buscará alternativas em conjuntos híbridos, combustíveis sintéticos e até motores movido a hidrogênio (a Toyota tem investido bastante no desenvolvimento desta tecnologia). “Ao utilizar tecnologia híbrida, podemos reduzir as emissões de carbono”, explicou Takahashi. Apenas no futuro, com o avanço da tecnologia, é que a GR migrará para a eletrificação plena. O conceito FT-Se é prévia disso.

Toyota Corolla Cross GR-Sport 2023

Enquanto propulsores tradicionais seguem liberados, a GR se prepara para ampliar o portfólio com o lançamento de inédito SUV de alta performance. O próprio chefão da submarca confirmou a novidade e adiantou que adicionar um SUV esportivo ao catálogo é "necessário". O modelo a ser preparado, porém, ainda é segredo. As principais apostas giram em torno dos grandalhões Land Cruiser 300 e Land Cruiser Prado, além dos médios RAV4 ou Corolla Cross.

Será uma versão GR legitimamente preparada (com motorização, design e suspensão exclusivos) e não apenas com tratamento GR-Sport.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com