Toyota diz que fará 'carros divertidos' até o fim dos motores a combustão
Divisão esportiva Gazoo Racing seguirá investindo em propulsores e veículos a combustão interna
A ausência da Toyota do segmento de veículos esportivos com propulsão elétrica é cobrada por muitos, mas se explica pelo fato de a marca ainda nutrir grandes expectativas pelos motores tradicionais. Não por acaso, a divisão de automobilismo e performance da empresa, Gazoo Racing, tem portfólio composto unicamente por veículos a gasolina e acredita que propulsores a combustão ainda têm um futuro brilhante pela frente.
Em entrevista concedida à revista australiana Car Expert, o presidente da Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, disse que não há planos para lançar um elétrico de alto desempenho e que a divisão pretende seguir usando motores a combustão interna "tanto quanto possível". "Pode chegar um momento no futuro em que estes propulsores serão proibidos, mas os eles não são ruins, o inimigo é o carbono”, completou.
Toyota FT-Se Concept
Depois que motores puros a gasolina forem proibidos, a GR buscará alternativas em conjuntos híbridos, combustíveis sintéticos e até motores movido a hidrogênio (a Toyota tem investido bastante no desenvolvimento desta tecnologia). “Ao utilizar tecnologia híbrida, podemos reduzir as emissões de carbono”, explicou Takahashi. Apenas no futuro, com o avanço da tecnologia, é que a GR migrará para a eletrificação plena. O conceito FT-Se é prévia disso.
Enquanto propulsores tradicionais seguem liberados, a GR se prepara para ampliar o portfólio com o lançamento de inédito SUV de alta performance. O próprio chefão da submarca confirmou a novidade e adiantou que adicionar um SUV esportivo ao catálogo é "necessário". O modelo a ser preparado, porém, ainda é segredo. As principais apostas giram em torno dos grandalhões Land Cruiser 300 e Land Cruiser Prado, além dos médios RAV4 ou Corolla Cross.
Será uma versão GR legitimamente preparada (com motorização, design e suspensão exclusivos) e não apenas com tratamento GR-Sport.
Fonte: CarExpert
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4