Embora o Museu Henry Ford seja um dos maiores do gênero no mundo, ele ainda não é grande o suficiente para exibir publicamente todos os carros. Localizado em Dearborn, Michigan (EUA), o prédio possui uma instalação de armazenamento cujo acesso é restrito. No entanto, o Top Gear teve permissão para explorar o armazém secreto da marca, incluindo o Alpe.

O que era? O conceito peculiar começou como um Ford Escort antes de o estúdio Ghia transformá-lo em um pequeno crossover quadradão que precederia o Ford EcoSport em vários anos. Ele foi originalmente lançado em 1996 no extinto Salão do Automóvel de Turim e, posteriormente, foi exibido com um design ligeiramente diferente no Salão do Automóvel de Detroit de 1998. Alguns anos depois, a BMW vendeu a Land Rover para a Ford, dando-lhe acesso a um pequeno off-roader na forma do Freelander.

O Alpe foi projetado com um motor a gasolina de 2.0 litros naturalmente aspirado e tração nas quatro rodas. Ele tinha uma suspensão elevada com uma distância generosa do solo e rodas de 17 polegadas. A Ford deu a ele um painel de instrumentos na cor marrom, um teto de acrílico translúcido e estofamento dos bancos parcialmente feito com garrafas de refrigerante recicladas.

O falecido Ross Roberts, que era gerente geral da divisão Ford na época, disse que a intenção do Alpe era avaliar a reação do consumidor a um pequeno crossover com preço em torno de US$ 20.000 na época. A Ford queria combater o Honda CR-V e o Toyota RAV4, mas somente em 2001 foi lançada a primeira geração do Escape para os EUA. O EcoSport foi lançado tempo depois, embora o mercado estadunidense só o tenha recebido em 2018.

Em retrospecto, o Alpe foi provavelmente uma oportunidade perdida, dado o aumento dos SUVs nas décadas seguintes. Ele também tinha uma aparência mais harmoniosa que o do EcoSport, derivado do Fiesta. Por outro lado, o Escort estava chegando ao fim de seu ciclo de vida e o Focus tomou seu lugar na linha no início dos anos 2000. O Escape original, desenvolvido em conjunto com a Mazda, deu à Ford o crossover menor de que ela precisava, de modo que o Alpe acabou não acontecendo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com