VW: chuvas no RS param 3 fábricas e marca cogita importar peças da China
Plantas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, todas em SP, deram férias coletivas de até 11 dias para os funcionários
O desastre climático que permanece assolando a região Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, continua causando problemas também para a indústria automotiva nacional. Na última semana, em entrevista ao Automotive Business, Alexander Seitz, Executive Chairman Volkswagen South America, admitiu que a empresa estudava a importação de componentes, incluindo da China, para evitar que suas linhas de montagem parassem.
Com o estado embaixo d'água, as linhas de montagem da VW corriam o risco de ficarem desabastecidas. Daí a busca por alternativas como a importação de componentes com fornecedores também instalados nos EUA e na Europa. No entanto, de nada adiantou. A publicação informou que 3 das 4 principais fábricas da Volkswagen no Brasil estão paradas.
Produção do Nivus na fábrica Anchieta
Tiveram a produção suspensa as linhas de montagem Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, todas no estado de São Paulo. A estratégia adotada pela VW foi a de conceder férias coletivas para os funcionários destas fábricas, após um acordo com os sindicatos que teria ocorrido no início de maio.
Fábrica da Volkswagen Brasil - Taubaté - Produção do Polo
A fábrica Anchieta é responsável pela produção de Nivus, Saveiro, Virtus e Polo GTS; passará pode 10 dias de produção suspensa. Já a de Taubaté constrói as demais versões do Polo, incluindo a Track, sendo que também terá a fabricação suspensa por 10 dias. Já a fábrica de motores de São Carlos ficará parada por 11 dias. Tudo isso contando a partir de 20 de maio.
Confira a íntegra do comunicado oficial que a Volkswagen emitiu a respeito das férias coletivas em suas unidades no estado de São Paulo:
“Em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado estão impossibilitados de produzir nesse momento. Por esse motivo, a Volkswagen do Brasil iniciou hoje (20/5/24) férias coletivas nas fábricas Anchieta, Taubaté e São Carlos. Anchieta e Taubaté terão 10 dias de férias coletivas. A fábrica de motores de São Carlos terá férias de 11 dias para parte do time de produção. A fábrica de São José dos Pinhais, neste momento, seguirá produzindo normalmente. A Volkswagen do Brasil se solidariza com o povo sul-rio-grandense e reforça sua convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
VW Tera 2025 é flagrado e pode chegar antes do Toyota Yaris Cross
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volkswagen Amarok blindada e certificada de fábrica já é vendida no Brasil