Volkswagen e Renault desistem de parceria para carro elétrico barato

Agora, a Renault segue tocando sozinha o projeto do novo Twingo elétrico que chega em 2026

nuova-renault-twingo-2025 nuova-renault-twingo-2025

Após vários meses de negociações, a Volkswagen decidiu encerrar as conversas com a Renault para o desenvolvimento conjunto de uma versão elétrica acessível do Twingo, de acordo com fontes anônimas próximas ao assunto.

Com o fim das negociações, a Renault seguirá em frente com seus planos de desenvolver o Twingo elétrico por conta própria, com lançamento previsto para 2026. A divisão de veículos elétricos da Renault, Ampere, não quis comentar sobre o término das negociações. Já um porta-voz da VW afirmou apenas que a empresa continua estudando suas opções para carros elétricos baratos.

Luca de Meo, CEO da Renault, havia confirmado no Salão de Genebra, em fevereiro, que a montadora francesa estava em conversas com a VW para uma parceria no desenvolvimento de um minicarro elétrico de baixo custo para o mercado europeu. De Meo também mencionou que estava em diálogo com outros possíveis parceiros e que a Renault avançaria com o projeto com ou sem uma parceria.

O objetivo inicial das duas empresas era reduzir os custos de desenvolvimento, um desafio significativo para os fabricantes europeus diante da concorrência de carros mais baratos provenientes da China. No entanto, apesar de um acordo estar próximo, a Volkswagen decidiu seguir outro caminho e desenvolver seu próprio carro elétrico.

Thomas Schaefer, CEO da marca Volkswagen, já declarou anteriormente que está aberto a parcerias para ajudar a reduzir o preço de um novo EV compacto para menos de 20.000 euros (R$ 111.000). A montadora alemã está ficando para trás na corrida para trazer carros elétricos pequenos ao mercado a um preço competitivo com os modelos a combustão, correndo o risco de perder terreno para as empresas chinesas que estão mirando o mercado europeu com EVs acessíveis.

A Renault planeja lançar o novo Twingo elétrico com um preço-alvo abaixo de 20.000 euros. O fim das negociações significa que a VW pode agora ter que desenvolver seu próprio veículo elétrico acessível sem a parceria com a Renault, se concentrado no projeto para o sucessor do e-up!, um modelo que poderia ser batizado VW ID.1. 

Fonte: Automotive News

Envie seu flagra! flagra@motor1.com