Ao contrário de outras fabricantes de automóveis, a Toyota não se apressou em entrar no movimento dos veículos elétricos. Ela deu passos tímidos em direção aos veículos elétricos puros, decidindo, em vez disso, concentrar-se nos híbridos. O presidente Akio Toyoda acredita que os elétricos nunca ultrapassarão uma participação de mercado de 30%, portanto, um futuro de emissão zero ainda é muito incerto. No entanto, a marca japonesa vem expandindo gradativamente sua linha de veículos sem motores a combustão nos últimos tempos, com uma picape agora confirmada para 2025.
Depois de revelar um protótipo no final de 2022, a Toyota diz que a Hilux Revo BEV entrará em produção perto do final do próximo ano. A importante revelação foi feita por um executivo da empresa em uma entrevista esta semana à agência Reuters. A caminhonete totalmente elétrica será montada na Tailândia, onde oas picapes respondem por mais de 50% de todas as vendas.
A nova Hilux sem motor de combustão rivalizará com a Isuzu D-Max elétrica, que também será montada no país do sudeste asiático. A Toyota menciona que sua próxima picape elétrica será principalmente um caso da Tailândia, mas está considerando mercados de exportação.
As especificações técnicas não foram divulgadas durante a entrevista, mas a Toyota disse anteriormente que o alcance é de "cerca de 200 km", sem especificar o ciclo de teste. O conceito único com uma bateria montada no assoalho era uma Hilux de cabine simples com configuração 4x2 e uma caçamba longa, com base no modelo vendido na Tailândia. O vice-presidente executivo da Toyota Motor Asia, Pras Ganesh, disse à Reuters que o peso é uma preocupação:
"Quanto maior a autonomia, maior a bateria, o que significa que o peso do veículo também se torna significativamente maior, o que significa que a capacidade de carga pode ser muito menor."
Obviamente, 200 km é menos do que o ideal, especialmente porque estamos falando de uma picape que normalmente carrega uma carga pesada. Esperamos que os engenheiros da Toyota encontrem um bom equilíbrio entre evitar a instalação de uma bateria enorme que dificultaria a praticidade e, ao mesmo tempo, não recorrer a uma bateria pequena que proporcionaria um alcance limitado.
A dúvida é se essa será a próxima geração da Hilux ou se será baseada no modelo atual, que já existe há quase uma década. Em 2023, concessionários na Argentina participaram de uma convenção da Toyota no Japão e foram informados de que a nova geração da Hilux seria revelada em 2025 no mercado global, chegando à América do Sul somente em 2026. Com a previsão de lançar no ano que vem, tudo indica que a Hilux elétrico estreará junto com a 9ª geração.
Toyota EPU Concept
Toyota IMV 0 Concept
A Hilux Revo BEV não é a única caminhonete elétrica da Toyota que vimos nos últimos anos. Houve uma picape semelhante à Tacoma no final de 2021 e um conceito EPU no Japan Mobility Show de 2023, este com construção monobloco e porte semelhante ao da Fiat Toro. No mesmo evento do ano passado, a empresa também apresentou um pequeno conceito IMV-0 que servia como uma pequena picape elétrica modular.
O IMV-0 já foi colocado à venda em diversos países, mas com motores de combustão e com o nome Hilux Champ. Ela foi registrada recentemente no Brasil, indicando uma possível produção na Argentina, aproveitando que compartilha componentes com a Hilux normal.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo