O ano de 2024 marca os 50 anos do nascimento da primeira geração do Volkswagen Golf, um modelo fundamental para a empresa e, durante anos, o carro mais vendido na Europa. Meio século marcado por oito gerações, um punhado de reestilizações e versões esportivas. O mais famoso é, sem dúvida, o Golf GTI, que nasceu em 1976 e permaneceu na linha desde então, com versões especiais marcando aniversários especiais.
Exatamente o que a nova versão do Volkswagen Golf GTI reestilizado poderia fazer, antecipado por um curto teaser publicado por Thomas Schäfer - o CEO da empresa - e que deve estrear em 31 de maio nas 24 Horas de Nurburgring.
Como qualquer teaser que se preze, nada do que você vê (ou melhor, vislumbra) é claro. Imagens borradas, alguns escritos e nada mais. É preciso aguçar os olhos para ver se (e se sim, como) a primeira versão especial do novo Volkswagen Golf GTI mudará. Pode ser o já anunciado Clubsport ou um acabamento comemorativo chamado Edition 50.
Analisando quadro a quadro, parece que os para-choques dianteiros têm um novo - e mais agressivo - design e um difusor muito mais pronunciado. O mesmo tratamento estético e funcional também deve estar presente na traseira, mas somente em 31 de maio a Volkswagen nos dará todas as respostas.
Também pode haver mudanças na parte mecânica, incluindo o motor, para dar mais alguns cavalos de potência ao 2.0 TSI do Volkswagen Golf GTI padrão que, com a reestilização, ultrapassa os 250 cv pela primeira vez, ficando em 265 cv. Se for o Golf GTI Clubsport, a potência deverá ser de 300 cv, mas, novamente, ainda não há certezas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito