Ram 1500 RHO 2025 aposta em V6 turbo de 548 cv contra Ford F-150 Raptor
Versão preparada de fábrica substituiu variante TRX como opção de topo no catálogo da linha 1500
Após atiçar a curiosidade dos fãs com a divulgação de teasers nas últimas semanas, a Ram finalmente oficializa nesta quinta-feira (25) o lançamento da 1500 RHO 2025. Desenvolvida com preparação especial de fábrica, a picape chega com a missão de substituir a aclamada 1500 TRX e rivalizar diretamente com a Ford F-150 Raptor. Entre os principais atributos, destaque para o visual robusto associado ao motor de 548 cv.
Falando em motorização, a Ram substituiu o tradicional V8 que sempre acompanhou a linha 1500 pelo novo 3.0 de 6 cilindros em linha da família Hurricane. Além dos 548 cv, o propulsor entrega 71,9 kgfm de torque e garante aceleração de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos. Dados de fábrica indicam ainda 0 a 160 km/h em 11,7 segundos e máxima limitada de 190 km/h. A capacidade de carga é de 689 kg e reboque de 3.801 kg.
Ram 1500 RHO 2025
Para efeito de comparação, a finada TRX tinha motor HEMI 6.2 V8 com 711 cv de potência e 89,8 kgfm de torque, acelerando de 0 a 96 km/h em 4,5 segundos. Ou seja, apesar de bem menos potente, a nova RHO entrega praticamente os mesmos números de desempenho. Além disso, custa bem menos que a TRX e chegará ao consumidor final com preços bem mais competitivos. Nos dois casos, a transmissão é automática de 8 marchas, com tração 4x4.
Preparada de fábrica, a 1500 RHO (Ram High Output) conta com amortecedores de desempenho adaptativos Black Hawk e2 da Bilstein, no mesmo esquema usado na TRX. A diferença fica apenas no ajuste para equilíbrio de peso, já que o motor Hurricane é cerca de 70 kg mais leve que o aposentado HEMI V8. A suspensão conta ainda com reforços nos braços superiores e inferiores e no conjunto de molas. Na prática, a picape é cerca de 5 cm mais alta que as demais da linha 1500.
A versão é também 20 centímetros mais larga que as 1500 padrão, principalmente por conta dos para-lamas mais salientes que acomodam as rodas de 18 polegadas calçadas por pneus de 35 polegadas. A distância em relação ao solo é de 29,9 cm. Completam o visual elementos como capô e grade exclusivos, além de faróis de LED, para-choques de aço, ganchos de reboque, placas de proteção e estribos de alumínio.
Por dentro, a 1500 RHO tem bancos dianteiros elétricos de couro com 12 posições, além de funções de aquecimento, ventilação e massagem. Há ainda borboletas de alumínio para troca de marchas, emblema personalizado e representação de um rinoceronte no console central. O painel conta com três telas internas, sendo uma de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos e outra de 14,5 polegadas no sistema de entretenimento. A terceira, com 10,25 polegadas, fica na frente do carona.
Nos Estados Unidos, a Ram 1500 RHO já está disponível para encomendas e custa a partir de US$ 71.990 (R$ 372.000 em conversão direta). Para efeito de comparação, a TRX custava a partir de US$ 100.000 (R$ 517.000).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora