O segmento de picapes segue em alta no mercado brasileiro. Praticamente todos os modelos listados, dos três sub-segmentos, registraram crescimento na comparação com fevereiro. O que não muda são os líderes de cada um, com troféus para Fiat Strada, Fiat Toro, Toyota Hilux e Ram 3500. Diversas novidades aparecerão nos próximos meses e anos.

Entre as picapes compactas, a clássica briga entre as duas única concorrentes. A Fiat Strada segue com uma ampla vantagem, emplacando mais que o dobro da VW Saveiro que, mesmo renovada, não conseguiu pegar fôlego diante da líder, principalmente após a chegada das versões automáticas e com motor 1.0 turbo. 

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MARÇO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Fiat Strada 9.990 16,6% 26.577
Volkswagen Saveiro 4.607 11,7% 12.364

Na faixa intermediária, a Fiat Também domina mesmo com a chegada de diversas concorrentes - e mais ainda no futuro. Só que neste mês, a Chevrolet Montana recuperou seu posto e mandou a Ram Rampage novamente para a terceira posição com uma pequena vantagem de 32 unidades. Renault Oroch segue observando e, na lanterna, a Ford Maverick segue chegando em volumes menores do México.

Fiat Toro Volcano T270 2024
POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MARÇO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Fiat Toro 3.957 30,0% 10.278
Chevrolet Montana 2.165 16,5% 5.815
Ram Rampage 2.133 1,5% 5.919
Renault Oroch 1.095 12,1% 3.136
Ford Maverick 261 12,5% 625

As clássicas picapes médias seguem com brigas conhecidas. A Toyota Hilux, mesmo com a crise de abastecimento da Argentina, segue de longe como a mais vendias. A Chevrolet S10 ainda não emplacou a nova versão e viu uma queda na comparação com o mês anterior - mesmo assim, vendeu mais que a Ranger, que esta sim, sente o problema da Argentina em suas entregas. Curiosamente, já temos três unidades da nova JAC Hunter emplacadas, indicando lançamento em breve!

Impressões rápidas: Toyota Hilux SRX Plus
POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MARÇO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Toyota Hilux 3.498 1,8% 10.211
Chevrolet S10 1.740 -13,9% 5.380
Ford Ranger 1.395 -26,0% 5.054
Nissan Frontier 910 27,3% 2.367
Mitsubishi L200 Triton 886 -0,3% 2.530
Volkswagen Amarok 263 7,3% 867
JAC Hunter 3 ------- 3
Fiat Titano 1 -98,0% 50

A Ram domina entre as grandes. Ram 3500, Classic e 2500 estão no top 3, seguida pela prima Jeep Gladiator e da Ram 1500, uma festa na Stellantis. Chevrolet Silverado sente a baixa após as entregas do lançamento, assim como a Ford F-150 espera a reestilização chegar ao Brasil ainda este ano e depende de estoques antigos. 

Avaliação: RAM 3500 Long Horn Limited Edition em movimento
POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MARÇO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Ram 3500 136 3,0% 402
Ram Classic 128 1,6% 410
Ram 2500 108 20,0% 308
Jeep Gladiator 106 24,7% 312
Ram 1500 75 -40,0% 388
Chevrolet Silverado 67 -46,0% 628
Ford F-150 41 32,3% 89
Envie seu flagra! flagra@motor1.com