A Volkswagen tem uma grande presença no Salão de Pequim deste ano. O ID.Code Concept pode ser o mais estranho de todos, mas não pelos motivos que você imagina. Por fora, ele parece um SUV bastante simples. A cabine também não é muito radical, apresentando um layout típico de conceito com quatro assentos giratórios em um cockpit minimalista. É a tecnologia que circula em seu interior que, francamente, é um pouco assustadora.
De que outra forma você descreveria um sistema chamado "3D Eyes" que o observa quando você se aproxima? Ele faz parte de um sistema de iluminação abrangente e interativo que a Volkswagen prevê como parte de um futuro autônomo. Está vendo aquela longa faixa branca no nariz, entre os faróis? Ela é chamada de Light Cloud e consiste em 967 LEDs que, entre outras coisas, podem criar "olhos" em forma de U que dão a impressão de estar olhando em várias direções.
Ele funciona em conjunto com o Light Screen, que é mais difícil de ver. Isso porque ela é a parte sorridente da parte frontal abaixo da Light Cloud, onde se espera ver uma grade. A VW usa uma tinta transparente que, quando o Light Screen está desligado, parece uma parte normal do carro. Quando ligada, ela pode exibir tudo, desde boletins meteorológicos até imagens sazonais, como flores de cerejeira na primavera. Se outro carro parar para que você vire à esquerda, a tela pode exibir um grande coração como sinal de gratidão.
Mantemos nossa avaliação assustadora, mas se isso não for suficiente, a VW também oferece ao ID.Code algo chamado Smart Windows. Em pontos no vidro, essas janelas podem exibir um avatar disfarçado de ser humano que pode iniciar uma conversa quando você se aproxima. Em resumo, temos olhos digitais e emojis que aparecem na frente e uma cabeça humana flutuante nas janelas laterais que pode lembrá-lo de usar protetor solar. E ainda nem falamos sobre o "molho secreto".
A VW diz que todos esses recursos tecnológicos fazem parte de um "molho secreto". Os designers da VW o imaginam como algo intangível que é surpreendente e inspirador, e a tecnologia, juntamente com o design geral, fazem parte disso. A empresa diz que o objetivo é realmente trazer a camaradagem e a comunicação humanas para um futuro repleto de IA.
Essa comunicação também não se limita apenas ao proprietário do veículo. Um conjunto de câmeras e sensores confere ao ID.Code a funcionalidade autônoma de nível 4, de modo que esses chamados olhos e telas externas também podem facilitar mais a comunicação entre veículos e entre veículos e infraestruturas.
Enquanto isso, os ocupantes do banco dianteiro no cockpit do SUV podem girar 180 graus e conversar com o pessoal de trás enquanto o carro dirige. Ou você pode conversar com o carro - ou melhor, o avatar humano aparece em realidade aumentada no para-brisa. Presumivelmente, ele pode realizar várias tarefas ao mesmo tempo em que faz manobras seguras no trânsito.
Quanto ao design externo, a VW acredita que ele também faz parte desse molho especial. Descrito como elegante e semelhante a um jato, ele deve atingir um equilíbrio entre um SUV funcional e um veículo de turismo elegante de antigamente. O design é subjetivo, portanto, vamos deixar que você tire suas próprias conclusões. Vemos um SUV limpo com um toque de crossover contemporâneo, mas é só isso.
Por enquanto, esse é apenas um veículo conceitual. Não há menção ao trem de força, à autonomia ou a qualquer coisa de natureza mecânica. Também não há menção a possíveis planos de produção, embora a VW seja inflexível quanto ao fato de o ID.Code apontar para o futuro da empresa na China. Se recursos como o 3D Eyes ou avatares humanos migrarão para outras partes do mundo, teremos que esperar para ver o que o futuro nos reserva.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados