Menos de dois anos após a estreia da nova geração do Mitsubishi ASX, chegou a versão reestilizada do recém-renovado Renault Captur, modelo com o qual o SUV compartilha a plataforma após a inclusão da Mitsubishi na Aliança Renault-Nissan. O modelo recebeu novo estilo, motores eletrificados e a quantidade certa de tecnologia para o concorrido segmento de SUVs compactos na Europa.
O SUV urbano japonês atualizado entrará em produção a partir de maio e está programado para chegar às concessionárias do Velho Continente em junho, com preços ainda a serem definidos. No Brasil, a antiga geração puramente Mitsubishi mudou de nove junto a um facelift em 2020, sendo chamado de Outlander Sport. No entanto, deixou de ser oferecido no final de 2021.
Lateral Mitsubishi ASX 2024
Traseira Mitsubishi ASX 2024
O ASX 2024 continua medindo 4,23 metros de comprimento, portanto, supera seus muitos rivais Stellantis nesse aspecto. Em comparação com o Captur, a principal diferença é a dianteira Dynamic Shield, típica do fabricante japonês. Obviamente, ele ainda é baseado na plataforma CMF-B da francesa.
A vista lateral permanece praticamente inalterada, exceto pelo design das rodas de liga leve de 17 ou 18". A traseira é caracterizada por luzes LED em forma de C que "abraçam" as letras Mitsubishi no centro da tampa do pora-malas.
A cabine do Mitsubishi ASX 2024 também lembra o Captur redesenhado, com painéis de instrumentos digitais de 7 ou 10" (dependendo da versão) e um monitor central vertical de 10,4".
O sistema multimídia é baseado no Android Automotive 12, que integra vários serviços do Google, desde o Maps até o assistente de voz. Esse componente pode ser atualizado sem fio (não há necessidade de visitar uma concessionária) para obter novos aplicativos e recursos.
Abaixo do monitor central há botões físicos para operar o controle do ar-condicionado, enquanto o console central abriga duas tomadas USB Tipo-C e o local para carregamento de smartphone sem fio.
Interior do Mitsubishi ASX 2024
Ele também herda do Captur o banco traseiro que desliza 16 cm para oferecer mais espaço para os ocupantes ou para a bagagem. Isso aumenta o porta-malas de 484 para 616 litros com os assentos totalmente para frente, enquanto que, ao rebater os encostos dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.596 litros. Esses valores caem se você optar pelo ASX Hybrid, de um mínimo de 348 litros para um máximo de 1.458 litros.
Como mencionado acima, o novo Mitsubishi ASX é movido exclusivamente por motores a gasolina, alguns dos quais são eletrificados. A linha começa com o bloco não híbrido 1.0 TCe de 92 cv ou 160 cv com uma caixa de câmbio manual de seis marchas.
Depois disso, os clientes podem escolher dois motores híbridos leves de 1.3. Eles desenvolvem 142 cv (26,5 kgfm) ou 160 cv (27,5 kgfm). O primeiro está ligado a uma caixa de câmbio manual, enquanto o mais potente está ligado a uma caixa automática de dupla embreagem de sete velocidades.
Mitsubishi ASX 2024
Finalmente, um trem de força híbrido convencional de 145 cv está disponível com a transmissão automática. Esse é o mesmo layout usado pela Renault em seus modelos E-TECH Full Hybrid.
Em termos de assistência ao motorista, o Mitsubishi ASX 2024 oferece vários sistemas como itens de série: frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, sensores de estacionamento, câmera de ré, entre outros.
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