Depois de mais de 14 anos de oferta no mercado internacional, o Mitsubishi ASX (ou Outlander Sport, dependendo da região) finalmente terá uma nova geração para chamar de sua. Conforme revela reportagem recente da agência Automotive News, o modelo será renovado dentro do ambicioso plano de negócios que a marca traçou para esta década e deverá estrear por volta de 2027. Até lá, o modelo atual seguirá à venda como está.

Ainda segundo a publicação, a próxima geração do ASX terá foco comercial voltado para América do Norte, Oriente Médio, Ásia e Oceania, de modo a concorrer com Toyota Corolla Cross e companhia. Na Europa, a Mitsubishi promoveu parceria local com a Renault e lançou o ASX como rebadge do Captur local. A nova geração em questão não terá relação com esse projeto específico.

Mitsubishi ASX 2020

Levando em conta a idade do ASX atual (que terá quase 20 anos quando a nova geração chegar ao mercado), a mudança para a nova linhagem será consideravelmente profunda. Começará logo pela troca de plataforma, deixando de lado a velha base GS usada desde 2007 pelo Lancer. Ao que tudo indica, a Mitsubishi produzirá o próximo ASX em uma versão evoluída da arquitetura que hoje sustenta o XForce (SUV compacto com porte de Hyundai Creta lançado recentemente no Sudeste Asiático).

"Ter um substituto do ASX é muito importante para nós. Estamos lutando e fazendo tudo o que podemos para conseguir isso", disse o CEO da Mitsubishi Austrália, Shaun Westcott. Além do ASX, a Mitsubishi trabalha em um SUV de entrada alternativo ao XForce para substituir o Mirage até 2026 e em inédito crossover totalmente elétrico baseado em modelo da Nissan.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com