Depois de atuar nos segmentos superiores, especialmente com o crossover bz4X, a Toyota direcionará atenção especial para o mercado de carros elétricos pequenos e baratos. De acordo com reportagem recente da agência Automotive News, a marca desenvolve internamente em parceria com a subsidiária Daihatsu inédito veículo elétrico de baixo custo para o mercado japonês.

O novo modelo terá a missão de colocar a Toyota em posição de enfrentar as rivais Nissan, Mitsubishi e Honda, que já atuam no segmento. No Japão, em especial, o mercado de mini carros urbanos é extremamente popular e vem ganhando força também dentro da eletrificação. Os chamados “kei cars” são procurados em razão dos preços baixo, fácil dirigibilidade no trânsito japonês e custos reduzidos de manutenção.

Daihatsu Tanto Fun Cross

Apesar do mistério em torno do projeto, tudo indica que o novo mini carro terá atuação voltada para o setor comercial. A Mitsubishi, por exemplo, já vende uma pequena van elétrica de cargas no Japão e explora justamente o mercado que a Toyota agora quer abocanhar. O lançamento de uma versão para passageiros também é cogitado, mas sem data programada para estreia.

Além disso, rumores indicam que a nova plataforma elétrica poderá ser usada para projetar outros veículos compactos, neste caso com alcance global.

Toyota Hilux Revo BEV

Toyota Hilux Revo BEV

Hilux elétrica vem aí

Além do mini carro, a Toyota prepara para o segmento de EVs o lançamento de inédita variante elétrica da Hilux. A picape já está em desenvolvimento e deverá chegar ao mercado em 2025, primeiramente na Ásia. A marca mantém o projeto em segredo e, por enquanto, divulgou apenas visão geral através do conceito Hilux Revo BEV. O protótipo tinha detalhes exclusivos no visual e autonomia na casa dos 230 km.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com