Figura de destaque dentro do calendário de novidades da BMW para este ano, a nova geração do SUV X3 caminha para ser apresentada dentro de algumas semanas. Prova disso vem da própria marca, que acaba de divulgar ensaio fotográfico com protótipos praticamente finalizados. Os modelos ainda aparecem camuflados, mas desde já deixam à mostra detalhes do design e as formas gerais da carroceria.
Identificado pelo codinome interno G45, o X3 2025 aparece inicialmente nas versões híbrida plug-in e M Performance. Como esperado, a nova geração não terá rupturas em relação ao carro atual e, na prática, adotará caminho já conhecido esteticamente. As linhas serão evolutivas e representarão amadurecimento na comparação com o desenho de hoje. Ou seja, será a mesma receita seguida pelo irmão menor X1.
Apesar dos disfarces, nota-se que a grade crescerá ligeiramente e avançará sobre o para-choque, mas sem os exageros que vemos em outros modelos, como no Série 4. Os faróis terão formato familiar e não serão divididos como no X7 reestilizado. Chamam atenção ainda as maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais na aerodinâmica e pensadas para substituir as atuais do tipo puxador.
A traseira seguirá com lanternas divididas pela tampa do porta-malas, mas agora com design mais dinâmico. Haverá mudanças também no posicionamento da placa, que será deslocada da tampa do bagageiro para o para-choque. O protótipo das fotos aparece com saídas quádruplas de escapamento, indicando se tratar de versão topo de linha com apelo esportivo (M50). As rodas com desenho bastante chamativo também evidenciam o posicionamento.
Ao todo, o X3 2025 terá 4.755 mm de comprimento, 1.920 mm de largura, 1.660 mm de altura e 2.865 mm de entre-eixos. Dessa forma, será 40 mm mais comprido, 30 mm mais largo e 7 mm mais baixo que o modelo anterior. Outra mudança diz respeito ao coeficiente de arrasto aerodinâmico, que diminuiu de 0,29 para 0,27. A BMW destaca ainda avanços como ampliação da rigidez da carroceria e adoção de barras estabilizadoras otimizadas.
O portfólio será composto por versões a gasolina, diesel e híbrida plug-in, com vendas previstas para o final do ano. O X3 tem atualmente grande importância comercial dentro da marca e foi o BMW mais vendido no mundo e 2023, com mais de 350.000 unidades entregues. Superou com folga ao antigo campeão de vendas Série 3.
Já o elétrico iX3, hoje baseado no próprio X3, seguirá caminho independente ao migrar para a plataforma Neue Klasse e adotar design exclusivo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo BMW X3 com pacote M parece um batmóvel
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo BMW X3 chinês tem clássica solução local para quem não sabe dirigir
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
BMW pode descontinuar o X3M por causa de carros elétricos