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Jeep Compass 2025 estreia 2.0 turbo, ganha equipamentos e fica mais barato

Versões diesel se mantém no catálogo; veja impressões do SUV médio com o novo motor

Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

Já não era mais novidade Jeep Compass ia mudar e ganhar o motor de 272 cv da Ram Rampage na linha 2025. Flagras vinham cantando essa bola a meses, mas restava saber como a marca faria isso. Afinal, é o SUV médio mais vendido da categoria há anos e por ampla margem. Mudanças radicais não eram tão necessárias assim.

Olhando de fora, o novo Jeep Compass 2025 não mudou muito, mas a marca retrabalhou o catálogo, agora com menos opções e mantendo uma opção a diesel. O motor 2.0 turbo a gasolina Ram Rampage está lá, equipando as novas versões Overland e Blackhawk, e o modelo ganhou mais equipamentos de segurança de série em algumas versões. Porém, as boas notícias não param por aí.

Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

Agora, o Jeep Compass 2025 ficou de R$ 5 mil a R$ 20 mil mais barato dependendo da configuração. Sendo assim, o SUV é comercializado agora nas versões Sport 1.3T flex (R$ 179.990), Longitude 1.3 flex (R$ 196.990), Série S 1.3T flex (R$ 236.990), Limited 1.3T flex (R$ 216.990), Limited 2.0 turbodiesel 4x4 (R$ 249.990), Overland 2.0 turbo a gasolina 4x4 (R$ 266.990) e Blackhawk 2.0 turbo a gasolina 4x4 (R$ 279.990).

Com o lançamento da linha 2025, a Jeep também aumentou o tempo de garantia do Compass, que passa de 3 para 5 anos no total. A marca ainda oferecerá serviço de blindagem nível III-A sem perda de garantia e com valor no financiamento por meio de uma parceira.

Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

As mudanças do Jeep Compass 2025

A grande novidade para o SUV fica por conta da introdução do motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane-4, o mesmo já utilizado pela Ram Rampage. Ele vem de série nas novas versões Overland e Blackhawk. Assim como na picape, é capaz de entregar 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Possui bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. As opções 1.3 turbo flex T270 (até 185 cv e 27,5 kgfm) e 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm) seguem sem alterações. O primeiro tem câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira.

Com o novo motor turbo a gasolina, a Jeep utilizará o câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4. Assim como no Compass diesel e na Rampage, tem modos selecionáveis, como lama e areia, por exemplo. Com isso, o Jeep Compass com o motor Hurricane-4 consegue acelerar a 100 km/h em 6,3 segundos partindo da imobilidade, de acordo com dados da marca. A velocidade máxima declarada é de 228 km/h. Para o consumo, a classificação no InMetro mostra 8,3 km/l em uso urbano e 11 km/l na estrada.

Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

Para se adequar ao novo desempenho do Compass 2025 nas versões Overland e Blackhawk, a Jeep efetuou uma recalibração dos amortecedores e nas molas, sendo que o SUV permanece com suspensão independente nas 4 rodas em todas as versões. Outra medida para segurar o 2.0 turbo foi a adoção de nova bomba de vácuo, novas pinças de freio, enquanto os discos dianteiros ficaram maiores, indo a 330 mm de diâmetro. No caso da Blackhawk, as pinças são pintadas de vermelho.

As duas novas versões utilizam rodas de 19 polegadas com pneus de medida 235/45 R19, dotados de uma membrana que sela pequenos furos na banda de rodagem automaticamente. São pneus Pirelli Scorpion, com a tecnologia "seal inside" da fabricante.

Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

Outra coisa que foi retrabalhada é a lista de itens de série. Todas as versões, exceto a de entrada Sport, passam a contar de série com itens como sistema de som Beats, painel de instrumentos com tela de 10,25" e multimídia com tela de 10,1" com espelhamento sem fio. A básica Sport tem painel de instrumentos colorido de 7" e multimídia de 8,4" com espelhamento sem fios.

Mais um novidade importante: a partir da versão Longitude 1.3 flex, o Compass 2025 passa a ser equipado sempre com assistentes de condução de nível 2 (ADAS L2). O pacote inclui assistente de centralização de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, farol alto automático, detector de fadiga do motorista, aviso de mudança de faixa, aviso de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito. O pacote é opcional no Compass Sport 2025.

Jeep Compass Blackhawk 2025 - sistemas de auxílio à condução (ADAS)

Visualmente, a única alteração em comum para todas as configurações é a grade dianteira redesenhada. As equipadas com o novo motor recebem duas saídas de escape na traseira. As rodas, que variam de 18 a 19", também ganharam novos desenhos. A versão Blackhawk tem mais peças pintadas (como na Série S), pinças vermelhas e acabamentos escurecidos. A Overland também tem mais peças pintadas, porém mais discreta e voltada ao luxo. Opcionalmente para a versão Longitude, a mais vendida do SUV, a Jeep oferecerá o pacote Night Eagle, também de acabamentos escurecidos e mais itens de série.

Jeep Compass 2025: versões, itens de série e preços

Sport 1.3 T270 flex 4x2 AT6 (R$ 179.990)

  • ar-condicionado automático de duas zonas
  • 6 airbags
  • espelhamento de smartphones por Android Auto e Apple Car Play sem fio
  • bancos revestidos de tecido
  • central multimídia com tela de 8,4"
  • faróis, lanternas e luzes diurnas de LED
  • quadro de instrumentos com tela de 7"
  • rodas de 18" de liga leve

Opcionais 

  • bancos de couro
  • teto-solar elétrico panorâmico
  • Pacote High Tech (acrescenta os assistentes de condução ADAS L2)

Longitude 1.3 T270 flex 4x2 AT6 (R$ 196.990)

Sport +

  • central multimídia com tela de 10,1"
  • painel de instrumentos com tela de 10,25"
  • assistentes de condução ADAS L2
  • novas rodas de 18"
  • sistema de som Beats

Opcionais 

  • teto-solar elétrico panorâmico
  • Pacote Night Eagle (acrescenta acabamento escurecido, Alexa integrada, Wi-Fi nativo, carregador sem fio, Adventure Intelligence, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico e rebatimento elétrico dos espelhos)

Limited 1.3 T270 flex 4x2 AT6 (R$ 216.990)

Longitude +

  • Adventure Intelligence Plus
  • Amazon Alexa integrada
  • wi-fi nativo
  • airbag para o joelho do motorista
  • banco do motorista com ajuste elétrico
  • rebatimento automático dos espelhos
  • câmera de ré
  • sensor de estacionamento traseiro
  • retrovisor interno eletrocrômico
  • teto pintado de preto
  • carregador sem fio
  • rodas de 19" com pneus "seal inside"

Opcional

  • teto-solar elétrico panorâmico

Limited 2.0 TD350 diesel 4x4 AT9 (R$ 249.990)

Limited flex +

  • motor 2.0 turbodiesel
  • câmbio automático de 9 marchas
  • modos de condução off-road

Opcional

  • teto-solar elétrico panorâmico

Série S 1.3 T270 flex 4x4 AT6 (R$ 236.990)

Limited flex +

  • detecção de tráfego traseiro
  • monitor de ponto cego
  • sensor de estacionamento traseiro
  • pintura em peças plásticas externas
  • forro de teto preto
  • teto solar panorâmico

Overland 2.0 Hurricane-4 gasolina 4x4 AT9 (R$ 266.990)

Longitude + 

  • airbag de joelho para o motorista
  • Adventure Intelligence Plus
  • Alexa nativa
  • wi-fi nativo
  • banco do motorista com ajuste elétrico
  • pintura em peças plásticas externas
  • rebatimento automático dos espelhos externos
  • retrovisor interno eletrocrômico
  • partida remota
  • rodas de 19" com pneus "seal inside"
  • carregador sem fio
  • motor 2.0 turbo a gasolina (Hurricane-4)
  • câmbio automático de 9 marchas
  • tração 4x4 com modos de condução off-road

Opcional

  • teto-solar elétrico panorâmico

Blackhawk 2.0 Hurricane-4 gasolina 4x4 AT9 (R$ 279.990)

Overland +

  • banco do passageiro com ajuste elétrico
  • bancos revestidos de couro e suede
  • acabamento escurecido
  • sensor de estacionamento dianteiro
  • Performance Pages
  • detecção de tráfego cruzado traseiro
  • monitor de ponto cego
  • abertura e fechamento elétricos do porta-malas com sensor de presença
  • forro de teto preto
  • rodas de 19" "esportivas"
  • pinças de freio vermelhas
  • teto-solar panorâmico
  • tomada 127V de padrão residencial
Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

Como anda o Jeep Compass Blackhawk 2025

Se você esperava uma grande mudança no visual do Compass com a linha 2025, não foi dessa vez. O carro continua com linhas bem similares em relação à linha 2024. A grade recebeu novos elementos e uma revisão nas tradicionais sete barras. A versão Blackhawk que o Motor1.com Brasil andou no Uruguai tem mais elementos pintados na carroceria, mas, novamente, é algo que já era visto na versão Série S. As pinças vermelhas, por outro lado, entregam as pretenções mais esportivas do SUV.

A Jeep precisava colocar um motor de 272 cv no Compass? Objetivamente não, pois o 1.3 flex atende bem. Mas é o líder da categoria e a marca está mirando em um público que valoriza performance também. E isso o Blackhawk tem de sobra, o suficiente pra te grudar no banco em acelerações. Se o 1.3 turbo atendia, o 2.0 turbo sobra.

Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

O câmbio de nove marchas, como já acontece na Rampage, está sempre trocando de marcha em busca da rotação mais eficiente. Mas como as trocas são suaves, o motorista só percebe a constante busca por marcha se ficar de olho no conta-giros. Ao contrário da picape, especialmente na versão R/T, o Jeep Compass Blackhawk não tem um ronco tão pronunciado. Bom para quer desempenho, não barulho.

As alterações na suspensão e nos freios são perceptíveis. Esse Compass esportivo é mais firme que os demais, o que ajuda nas curvas, mas acrescenta um pouco mais de trancos nos buracos. O pedal de freio é firme e preciso. Ainda bem, pois estamos falando de um carro pesado e que faz de 0 a 100 km/h na casa dos 6 segundos.

Galeria: Novo Jeep Compass 2025

A cabine mudou pouco, mas o Blackhawk tem algumas páginas extras no painel de instrumentos digital. São as "Performance Pages", mostrando itens como aceleração, inclinação, pressão de turbo e outros elementos de desempenho. Por dentro, o Compass muda bem pouco, oferecendo boa ergonomia na dianteira e um espaço usável para dois adultos na traseira. O acabamento preto no forro de teto da Blackhawk, porém, deixa a cabine ainda mais escura. Os bancos com couro e suede ficaram bonitos e confortáveis.

O contato com o Compass Blackhawk foi relativamente curto, mas se a Jeep mirou no desempenho acertou, apesar de ter mudado pouco por fora. Agora o SUV tem ainda menos chances de perder o compasso da liderança.

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