Nissan prepara investimento para lançar inédita picape anti-Toro no Brasil
Nova picape será do tipo monobloco, posicionada abaixo da Frontier e derivada do conceito Renault Niágara
Depois de anos seguidos de domínio praticamente absoluto, a Fiat Toro deverá se preparar para finalmente começar a enfrentar rivais de peso dentro do segmento. Diversas marcas têm demonstrado interesse em entrar na categoria e, entre elas, a Nissan já confirmou que também terá uma picape monobloco para chamar de sua. O modelo está em fase de desenvolvimento e será importante lançamento da marca nos próximos anos.
Apesar do segredo, sabemos que o projeto está sendo tocada em parceria com a Renault a partir do conceito Niágara (galeria abaixo). Do lado francês, o protótipo originará picape sucessora da Oroch, enquanto do lado da Nissan resultará em caminhonete inédita para ficar abaixo da Frontier. Ambas serão do tipo monobloco, no mesmo esquema da Toro, e configuradas sempre com carroceria de cabine dupla e quatro portas.
Renault Niagara Pick-up Concept
A produção dos dois modelos será tocada na fábrica de Santa Isabel, na Argentina, a partir da plataforma RMGP. A base conta com arquitetura eletroeletrônica de última geração e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,60 a 3 metros. No caso das picapes, tudo indica que as medidas serão de aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Toro tem 4,91 m e 2,99 m, respectivamente.
Apesar do parentesco técnico direto, cada picape terá desenho próprio e, desde já, a Nissan adianta que o projeto está sendo realizado no centro de design da marca no Brasil com a ajuda de ferramentas de “inteligência artificial”. O próximo passo agora será anunciar o investimento que será feito em Santa Isabel e estabelecer os volumes de produção, assim como confirmar a data oficial de lançamento. Nesse sentido, novidades são aguardadas para os próximos meses.
Renault e Nissan terão quatro picapes na América Latina
Em Santa Isabel, vale lembrar, Renault e Nissan já colaboram na produção conjunta das picapes Alaskan e Frontier. Com os modelos monobloco em desenvolvimento, a parceria será tocada nos mesmos moldes. O Brasil será o principal mercado das novas caminhonetes, tendo em vista a força do segmento por aqui. Hoje, a Stellantis reina praticamente absoluta com Fiat Toro e Ram Rampage. A Chevrolet marca presença com a Montana e Volkswagen, após anos de espera, finalmente também terá sua representante.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nissan faz reformulação interna e contrata ex-Jeep para sair da crise
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nissan Sentra 2025 tem 2º aumento de preço em dois meses