Mercedes lançará Classe G elétrico em 24 de abril; veja o que sabemos
Novidade não será chamada de EQG e estreará no Salão do Automóvel de Pequim, programado para a partir de 24 de abril
Já faz três anos que se fala do Mercedes Classe G elétrico, desde sua estreia - como um conceito - no Salão do Automóvel de Munique de 2021. Agora estamos muito próximos da apresentação da versão de produção, programada para 24 de abril, quando tem início o Salão do Automóvel de Pequim 2024.
Será uma estreia importante que revolucionará os 40 anos de história do famoso fora-de-estrada da marca. O Classe G começou a ser vendido em 1979 e teve única e exclusivamente motores de combustão interna, a gasolina ou a diesel, até agora. No entanto, os tempos mudam e o mesmo acontece com os trens de força, incluindo para ícones como o Classe G.
Mercedes Classe G elétrica, fotos do protótipo
Adeus EQ?
O comunicado de imprensa que anuncia a apresentação do Mercedes Classe G elétrico não contém especificações técnicas, mas fornece uma informação importante: o nome. A versão movida a bateria do Gelandewagen, de fato, não adotará o prefixo "EQ", sendo chamada de G 580. Conforme previsto há algum tempo, os elétricos da Mercedes, portanto, abandonarão gradualmente a sigla que ainda os identifica hoje. Isso ocorre porque a marca está se preparando para se tornar 100% elétrica até 2030 e, portanto, não fará mais sentido adotar uma nomenclatura dedicada.
Dito isso, o Mercedes G 580 (número que possivelmente adianta a potência) afirma
um consumo médio de até 3,3 km/kWh. Considerando a presença de baterias de 100 kW, como previsto há algum tempo, uma autonomia de cerca de 320 km é provável. Não é muito, mas é preciso levar em conta um peso que deve chegar a pelo menos 2,6 toneladas e um coeficiente aerodinâmico certamente não-favorável.
Apesar da mudança de propulsão, o Mercedes Classe G manterá o mesmo estilo da versão clássica, que foi atualizada há alguns dias. Na parte mecânica, o G 580 será equipado com quatro motores elétricos, um para cada roda, o que permitirá que ele se mova agilmente fora da estrada e até mesmo realize manobras bizarras, como a capacidade de girar 360° no próprio eixo.
Galeria: Protótipo do Mercedes-Benz EQG: Primeira impressão
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz: 80% de todos os Classe G produzidos continuam rodando
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Mercedes-AMG G63 Grand Edition chega por R$ 2,2 milhões e já esgotou
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Mercedes-Benz Classe G atualiza design e troca V8 por seis cilindros
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Mini Classe G: tudo o que sabemos do novo SUV elétrico da Mercedes-Benz