Toyota Prius cresce 138% e mostra força dos híbridos diante dos elétricos
Nos Estados Unidos, nova geração já vende mais que os elétricos bZ4X e Lexus RZ combinados
A Toyota acaba de divulgar os números de vendas do primeiro trimestre de 2024 nos Estados Unidos e surpreende com os resultados alcançados pelo Prius. Nos três primeiros meses do ano, o conhecido híbrido cresceu 138,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior e mostrou força diante de modelos totalmente elétricos. Na prática, vendeu 13.327 unidades e superou com folga os 5.586 exemplares entregues em 2023 no mesmo intervalo.
O desempenho não faz do Prius o mais popular dos Toyota nos EUA, mas indica que os híbridos continuam sendo bastante procurados pelo mercado e não irão desaparecer tão cedo, mesmo diante da iminência dos elétricos. Não por acaso, o Prius vendeu sozinho mais do que os dois principais EVs que a marca oferece no mercado norte-americano somados. O bZ4X emplacou 1.897 unidades, enquanto o Lexus RZ vendeu 1.603 unidades.
Toyota Prius 2023: avaliação
No cômputo geral, a Toyota dos EUA cresceu 20,3% no acumulado do ano na comparação com igual período de 2023 e colheu bons resultados com Camry, Prius, RAV4, Corolla e Corolla Cross. O Camry, sozinho, avançou 18,6% e já soma 78.337 unidades emplacadas. Destaque também para a picape grande Tundra, que cresceu 31% e já acumula 36.215 unidades vendidas. Todos estes modelos - inclusive a Tundra - contam com versões híbridas em oferta.
Voltando ao Prius, parte do sucesso do modelo é explicada pela eficiência energética alcançada e pela consequente vantagem comparativa contra alguns elétricos. Na versão Prime, com conjunto híbrido plug-in, o veículo roda até 85 km unicamente no modo elétrico, faz até 200 km/l e emite apenas 11 g/km de CO2. O conjunto mecânico tem 2.0 de quatro cilindros de 152 cv associado a um propulsor elétrico de 163 cv, entregando uma potência combinada de 223 cv.
Portanto, não é surpresa que muitos americanos estejam optando por híbridos como o Prius no lugar de modelos unicamente elétricos. Se a tendência de mercado persistir pelos próximos meses, a Toyota certamente colherá bons resultados no final do ano. A marca, não custa lembrar, é conhecida por apostar fortemente no segmento de híbridos e oferecer versões do tipo em quase todos os seus carros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Nova geração do Toyota Prius é registrada no Brasil; será que vem?
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Novo Toyota Prius estreia versão híbrida HEV que faz até 32,6 km/litro
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Já dirigimos: Novo Toyota Prius renasce bem diferente, ainda bem