Feliz aniversário para uma lenda absoluta! O carro mais vendido de todos os tempos da Volkswagen e o carro mais popular da Europa completa 50 anos hoje. Em 29 de março de 1974, a produção em série do Golf Mk1 começou na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. Desde então, mais de 37 milhões de unidades foram vendidas. Fazendo as contas, mais de 2.000 pessoas compraram um carro por dia ao longo do último meio século.
O substituto do Fusca surgiu originalmente no final da década de 1960, quando a Porsche desenvolveu o protótipo EA 266. Mais de 50 carros foram construídos, mas o projeto acabou sendo cancelado em outubro de 1971. Esses carros tinham um motor em linha refrigerado a água escondido sob o banco traseiro, o que tecnicamente tornava o carro com motor central. A localização do motor a gasolina dificultava os trabalhos de reparo e manutenção.
Volkswagen EA 266
Ele permitia uma velocidade máxima de 187 km/h, o que não era nada mal para um compacto econômico. Embora um hatchback com motor central pareça muito divertido, a realidade era completamente diferente. Há rumores de que o motor esquentava demais e a fumaça entrava na cabine. Além disso, dizia-se que o veículo era bastante barulhento e instável em uma estrada molhada.
É provável que sua construção fosse muito cara e, por isso, o carro foi descartado. Além disso, ele tinha uma aparência estranha e seria difícil de consertar devido à localização de difícil acesso do motor. A Volkswagen diz que dos mais de 50 carros produzidos pela Porsche no final da década de 1960 e início da década de 1970, apenas alguns sobreviveram.
Volkswagen EA 276
Volkswagen EA 276
Na mesma época, o EA 276 estava sendo projetado em Wolfsburg com um layout de motor dianteiro e tração dianteira. Apenas um foi fabricado, mas mesmo esse protótipo não era totalmente funcional. Ele tinha o motor boxer refrigerado a ar do Fusca sob o capô, enquanto o tanque de combustível estava localizado sob os assentos traseiros. O pequeno hatchback - que tinha uma aparência melhor, mas ainda um pouco estranha - tinha um eixo de torção e uma espaçosa área de carga.
O projeto do EA 276 também foi abandonado porque a tecnologia do motor que ele usava já estava ultrapassada para o que se pretendia que fosse um produto global. No entanto, o carro único influenciou o VW Gol de primeira geração lançado no Brasil em 1980 com o motor de 1,3 litro refrigerado a ar do Fusca, mas montado na dianteira. O Gol hatchback deu origem ao sedã Voyage cerca de um ano depois.
Volkswagen EA 337
O verdadeiro Golf antes do Golf foi o EA 337, escrito por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, da Italdesign. O modelo de produção passou de faróis quadrados para redondos, enquanto os piscas foram movidos dos para-lamas para o para-choque dianteiro. Além disso, as maçanetas das portas do Golf Mk1 se destacam da carroceria, enquanto no EA 337 as maçanetas ficam alinhadas com a carroceria. O para-brisa do Golf não é tão plano quanto o do protótipo.
Giugiaro queria que os faróis retangulares fossem usados no modelo de produção e que ecoassem as lanternas traseiras em termos de tamanho e layout. No entanto, a VW decidiu optar por faróis redondos porque eram mais baratos de produzir. Ele se lembra de ter sido solicitado a desenhar um "carro produzido em massa que deveria ser um carro compacto moderno com tampa do porta-malas". Ele se lembra que a VW lhe pediu para "desenhar um sucessor do Beetle para nós. E ficará satisfeito se o espaço no interior for quase igual ao do Fusca".
Embora Giugiaro tenha projetado tudo, desde o BMW M1 até o Lotus Esprit, ele disse certa vez que o Golf era "o carro mais importante da minha carreira".th Em 2008, quando comemorou seu aniversário de 70 anos, o icônico designer automotivo disse que o sucesso do VW Golf original "abriu muitas portas para mim".
No que diz respeito ao nome do carro, "Golf" vem da palavra alemã para a corrente oceânica "Gulf Stream" ("Golfstrom"). 50 anos depois, a VW ainda usa o icônico apelido para a oitava geração de seu carro compacto. A dupla hatchback/perua passou recentemente por um facelift no meio do ciclo e permanecerá à venda por vários anos até que um Golf Mk9 totalmente elétrico ocupe seu lugar na linha.
Fonte: Volkswagen
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