A nova fase do relacionamento entre a Hyundai e a Caoa no Brasil abriu oportunidades em diversas frentes para a marca. Hoje, o Tucson feito em Anápolis (GO) pela brasileira está uma geração atrasada em relação ao resto do mundo. E agora acaba de ficar mais desatualizada, pois a linha 2025 do SUV foi apresentada na Europa.
Porém, Hyundai e Caoa já anunciaram que há dois modelos planejados para produção em Goiás a partir de 2025. O grupo brasileiro já havia confirmado anteriormente ao novo acordo que o novo Tucson seriam uma dessas novidades. Então é grande a chance de que o Tucson 2025 revelado na Europa seja um carro que podemos esperar no mercado brasileiro já a partir do ano que vem.
E o que mudou com o novo Tucson 2025? O atual SUV Hyundai de quarta geração está disponível em mercados como o estadunidense, por exemplo, desde 2020. Agora parece que o SUV finalmente está recebendo uma atualização para o ano modelo de 2025. Embora possa parecer semelhante por fora, há algumas mudanças na grade dianteira e nas porções inferiores do para-choque dianteiro que fazem o Tucson parecer mais largo.
O interior parece pertencer a um modelo de próxima geração, já que o painel foi completamente reconfigurado. Assim como o Ioniq 5, o Tucson agrupa duas telas de 12,3 polegadas dentro do mesmo invólucro e o logo da Hyundai no volante foi substituído por quatro pontos, que representam o código Morse para a letra "H".
Os controles usados para ajustar as configurações do ar-condicionado também foram reformulados, e felizmente, há mais controles físicos do que antes. Além dos botões tradicionais, notamos um par de botões rotativos com telas embutidas para o ar-condicionado, mais dois botões prateados para os controles de volume e outras configurações. As saídas de ar centrais também são mais finas do que antes e dão a ilusão de uma ventilação contínua por todo o painel.
Quanto mais olhamos para o painel, mais mudanças podemos notar. Por exemplo, parece que o seletor de marchas foi movido para a coluna de direção. Isso permitiu que a Hyundai repensasse o console central, integrando um grande carregador sem fio, dois porta-copos grandes e uma fileira de botões na frente deles. Devemos estar olhando para uma versão mais topo de gama, dada a costura premium nos painéis das portas e no painel, junto com o couro perfurado nos assentos.
Nos EUA, o Tucson 2025 permanecerá oferecendo motor 1.6 turbo, com opção somente a combustão ou híbrido. O híbrido passa a entregar agora gera 234 cv de potência combinada, graças a um pouco mais de potência do seu motor elétrico. Isso representa um aumento de 6 cv em relação ao ano anterior. Já o Tucson Plug-In Hybrid ainda adiciona mais 7 cv para uma potência combinada total de 272 cv. Outra mudança para 2025 é que que os modelos eletrificados ganharam ajuste do nível de frenagem regenerativa.
Andamos no Hyundai Ioniq 5 N, que será lançado no Brasil, e que acaba de ser eleito o "Carro Esportivo do Ano" na premiação do World Car of The Year.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Caoa leiloa último Hyundai Tucson da primeira geração feito no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023