Não existem tantos carros realmente off-road no mercado e muitos ícones tem se renovado para manter este espírito vivo, como foi com o Land Rover Defender, Suzuki Jimny e Toyota Land Cruiser. O Mercedes-Benz Classe G estava precisando de uma atualização e ela veio, mas ao contrário dos rivais, permaneceu fiel ao seu design clássico, mudando muito mais no conteúdo.
Sua forma inconfundível e angular é a marca registrada do Mercedes-Benz Classe G. E mesmo com o desenvolvimento mais recente, o design permanece praticamente inalterado. Os detalhes típicos continuam a caracterizá-lo. Entre eles, estão as marcantes maçanetas das portas e o som característico de fechamento, a robusta moldura de proteção externa, o estepe exposto na porta traseira e os indicadores acoplados.
A grade do radiador é nova com quatro lâminas horizontais em vez das três anteriores. Além disso, há para-choques com novo design na dianteira e na traseira, com os dianteiros apresentando um novo visual para a entrada de ar. A câmera de ré tem uma nova posição no centro do para-choque, acima do suporte da placa de identificação. Um bocal de água do limpador é instalado na lateral da câmera de ré, caso ela fique suja durante a condução. É usado também quando o motorista ativa o sistema de lavagem da janela traseira.
Os modelos com motor convencional também incorporam alguns elementos que foram desenvolvidos para a primeira versão totalmente elétrica da lenda off-road - que estreará em outro momento. Especificamente, um novo revestimento para a coluna A e um spoiler no acabamento do teto, bem como novos materiais de isolamento, contribuem para melhorar a aerodinâmica e aumentar o conforto acústico. Aqui está o novo Classe G comparado ao modelo antigo:
De série, os novos modelos são equipados com rodas de liga leve de 18 polegadas, aerodinamicamente otimizadas, em um design de 5 raios duplos e faróis de LED High Performance. A cor de pintura azul sodalita metálica está disponível agora. Há também uma opção de novos designs de rodas com tamanhos de 18 a 20 polegadas.
Com a "PROFESSIONAL Line Exterior", os clientes podem enfatizar o caráter off-road do seu Classe G. O pacote inclui grades de proteção de pedra para os faróis, para-lamas e pneus todo-terreno de 18 polegadas. A "Exclusive Line" e a "AMG Line", por outro lado, são mais elegantes e esportivas.
Naturalmente, há também um novo Mercedes-AMG G 63, com a cor externa MANUFAKTUR hyper blue magno disponível exclusivamente para o modelo top de linha. Sua dianteira é caracterizada pelo novo para-choque específico da AMG, com três lâminas verticais na frente das entradas de ar. Há também inserções de aço inoxidável no para-choque.
Os faróis de LED MULTIBEAM adaptativos são incluídos como padrão. Graças às funções de iluminação inteligente, eles iluminam a estrada de acordo com a situação e reagem à situação atual do tráfego com a ajuda de 84 LEDs de alto desempenho controláveis individualmente. As luzes traseiras contam com tecnologia LED.
Diversos elementos de design do exterior podem ser encontrados no interior. Por exemplo, nas saídas de ar laterais, que imitam o formato dos faróis redondos e agora também estão disponíveis com iluminação. A típica alça de mão no lado do passageiro e os interruptores para as três travas do diferencial também permanecem como elementos centrais no centro de controle off-road redesenhado.
Mercedes Classe G (2024)
O volante multifuncional da geração atual com painéis de controle por toque é revestido em couro napa como padrão. O interior do novo Classe G pode ser atualizado com recursos adicionais de conforto mediante solicitação. Isso inclui porta-copos com controle de temperatura, um sistema de carregamento sem fio para dispositivos móveis e o sistema de entretenimento de alto nível para o banco traseiro MBUX. Ele é composto por duas telas sensíveis ao toque totalmente integradas, cada uma medindo 11,6 polegadas.
Cor da pintura, aro da roda sobressalente, revestimento dos bancos, costuras decorativas, painel de instrumentos e muito mais: com o programa de personalização MANUFAKTUR, os proprietários podem tornar seu Classe G único. Ao escolher combinações de cores exclusivas, contrastes individuais e materiais, as possibilidades são quase ilimitadas. Se dinheiro não for problema, é claro.
O sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com uma tela de 12,3 polegadas para o motorista e uma para a multimídia, está a bordo pela primeira vez em todas as variantes do modelo. A integração ao smartphone conecta o telefone celular sem fio ao sistema multimídia via Android Auto ou Apple CarPlay.
O MBUX Augmented Reality para navegação também faz parte do equipamento padrão do novo Classe G. O sistema sobrepõe informações gráficas de navegação e trânsito a imagens ao vivo na tela de mídia. O sistema também oferece suporte em semáforos: ele exibe a fase atual do semáforo e, portanto, oferece assistência quando a visibilidade do sinal é restrita.
Com o MBUX, o diálogo e o assistente de voz adaptável também chegaram ao novo Classe G. Algumas ações agora podem ser acionadas sem o termo de ativação "Hey Mercedes". O assistente de voz também tem cerca de 20 comandos de voz que foram criados exclusivamente para uso no novo Classe G.
O ícone de veículo off-road continua a contar com o comprovado conceito de estrutura em escada, três bloqueios mecânicos de diferencial e a combinação de suspensão independente com eixo dianteiro double wishbone e eixo traseiro rígido. A alta distância do solo e o longo curso da suspensão formam a base das características off-road.
Os valores a seguir falam por si:
O novo Classe G vem de fábrica com a suspensão que inclui amortecimento ajustável adaptativo, que só estava disponível como opcional nos modelos anteriores. De acordo com a Mercedes, os amortecedores compensam ainda melhor as superfícies irregulares e suportam forças de amortecimento significativamente maiores do que os amortecedores passivos.
Mercedes Classe G (2024)
Com a estabilização de rolagem e inclinação, o sistema regula continuamente a detecção do amortecedor, dependendo da situação de condução, e reduz automaticamente os movimentos da carroceria. Diversos componentes dos amortecedores ajustáveis adaptativos foram projetados para suportar cargas extremas, como respingos de água, lascas de pedra e sujeira.
A conhecida direção eletromecânica de cremalheira e pinhão é de série, assim como o freio de estacionamento eletrônico. Freios a disco com diâmetro de 354 milímetros e espessura de 32 milímetros são usados no eixo dianteiro. No eixo traseiro, o diâmetro é de 345 milímetros e a espessura, de 22 milímetros.
Os antecessores do novo Mercedes Classe G
A função de "capô transparente" pode ser acessada por meio do menu off-road no display central. Em conjunto com a câmera de 360 graus, ela permite uma visão virtual sob a frente do veículo. Para essa visualização, o veículo combina as imagens da câmera frontal e das duas câmeras dos espelhos retrovisores externos. A função ajuda a avaliar de forma ideal os buracos e desniveis, caso eles não sejam mais visíveis pelo para-brisa devido a um ângulo excessivamente acentuado.
A caixa de transferência é ajustada de modo que 40% do torque seja transferido para o eixo dianteiro e 60% para o eixo traseiro. A marcha reduzida off-road aumenta significativamente o torque nas rodas. Ao mesmo tempo, a velocidade máxima é reduzida e a força de tração é aumentada.
A marcha reduzida pode ser engatada no modo de transmissão "N" por meio do interruptor LOW RANGE até uma velocidade de 40 km/h. A relação de transmissão da caixa de transferência é então alterada de 1,00 na posição de condução em estrada HIGH RANGE para 2,93. A mudança de LOW RANGE para HIGH RANGE é possível até 70 km/h.
Mercedes Classe G (2024)
A embreagem inteligente de múltiplos discos garante que o novo Classe G permaneça manobrável por muito tempo. Ela se comporta como um diferencial de deslizamento limitado controlado automaticamente e regula o comportamento do veículo durante a condução. Ela muda para uma trava fixa com efeito de travamento de cem por cento quando o interruptor é acionado.
Os bloqueios nos diferenciais dos eixos dianteiro e traseiro são projetados como bloqueios de diferencial normais com 100% de efeito de travamento. Elas operam de forma puramente eletromecânica e estão totalmente conectadas em rede. Todas as travas podem ser acionadas individualmente durante a condução em LOW RANGE e HIGH RANGE. O veículo muda automaticamente para o modo de condução off-road "Rock" quando as travas são acionadas. Os motoristas podem reconhecer qual dos bloqueios está ativado a qualquer momento pelos interruptores dos três bloqueios do diferencial.
A gama de motores do novo Classe G é totalmente eletrificada: Como híbridos-leves com um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48 volts, eles foram projetados para oferecer maior desempenho combinado com menor consumo de combustível, além de melhor capacidade de resposta e maior conforto. Além do novo Mercedes-AMG G 63, o novo G 500 e o novo G 450 d também estão disponíveis.
Mercedes Classe G (2024)
O futuro Mercedes G 500 contará com um motor 3.0 de seis cilindros em linha com dois turbos. O motor a gasolina produz 449 cv e fornece um torque máximo de 57,1 kgfm. O ISG fornece brevemente 20 cv adicionais de potência e 20,4 kgfm de torque. Ele também alimenta o sistema elétrico de 48 volts.
A gama de motores é completada pelo motor diesel de seis cilindros do novo Mercedes-Benz G 450 d. A unidade fornece 367 cv (+ 20 cv). O torque é de 76,5 kgfm (+ 20,4 kgfm).
A transmissão de potência é feita pela caixa de câmbio automática com conversor de torque 9G-TRONIC. Também são novos vários sistemas de assistência adicionais, como o Active Steering Assist.
Mercedes-AMG G 63 (2024)
O comprovado motor 4.0 V8 biturbo é usado no novo Mercedes-AMG G 63. Ele fornece 585 cv e um torque máximo de 86,7 kgfm. Um novo recurso é a combinação com a tecnologia de 48 volts e um alternador de partida integrado (ISG). Essa eletrificação fornece um adicional de 20 cv de potência de impulso e 20,4 kgfm de torque por um curto período de tempo.
O novo Mercedes-AMG G 63 precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de uma parada até 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 220 km/h. Em conjunto com o pacote AMG Performance disponível como opcional, é possível atingir 240 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
A primeira variante totalmente elétrica do Classe G completará o portfólio de modelos em uma data posterior. É provável que ela seja chamada de EQG.
O Mercedes Classe G nunca foi barato. No lançamento no mercado (ainda não definido), a nova edição estará disponível na Alemanha por um preço a partir de 122.808 euros (R$ 664.283). No caso do Brasil, o SUV é vendido somente na versão G 63 com preço inicial de R$ 1.932.900.
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