page ad skin

Bajaj se prepara para lançar moto movida a gás natural

Marca já produz os típicos riquixás indianos movidos por esse combustível

Bajaj Dominar 400 Lançamento no Brasil

As restrições de emissões cada vez mais rígidas estão forçando os fabricantes de veículos a explorar todos os tipos de opções alternativas de energia. Obviamente, a energia elétrica está se tornando rapidamente uma alternativa onipresente à combustão interna. Mas, o motor tradicional ainda tem algumas opções.

Um bom exemplo disso é o gás natural comprimido, que no Brasil já é usado com o nome GNV (Gás Natural Veicular). Isso é algo que a fabricante indiana de motocicletas Bajaj tem em mente, de acordo com o CEO da empresa, Rajiv Bajaj, anunciando o desenvolvimento acelerado da nova plataforma de GNV da empresa.

Então, como funciona um veículo a GNV? Bem, a ideia básica é que o gás natural, composto principalmente de metano, é comprimido e armazenado em um tanque. Durante a viagem, o gás alimenta o motor, onde se mistura com o ar. Essa mistura de ar e gás é então inflamada de forma semelhante aos motores a combustão comuns movidos a gasolina.

Bajaj already produces CNG-powered rickshaws for commercial use

A Bajaj já produz riquixás movidos a GNV para uso comercial

Um benefício notável aqui é o fato de o GNV ser considerado uma opção mais limpa em comparação com a gasolina, pois emite menos poluentes. Rajiv Bajaj explica que, quando se trata de emissões de escapamento, o CO2 é reduzido em quase 50%, enquanto o monóxido de carbono cai em cerca de 75%. Além disso, diz-se que os hidrocarbonetos não metânicos diminuem em cerca de 90%. Portanto, embora o GNV não seja, de forma alguma, uma alternativa sem emissões, ele certamente é um prolongador da vida do bom e velho motor de combustão interna.

Mais do que apenas reduzir as emissões, a economia da Índia é impulsionada pela eficiência. Isso significa reduzir os custos na medida do possível, e as motos a GNV da Bajaj esperam proporcionar aos usuários o dobro da quilometragem pelo mesmo custo da gasolina, algo que certamente agradará a grande maioria dos usuários com orçamento limitado.

No que diz respeito aos prazos específicos da primeira motocicleta a GNV da Bajaj, bem, não teremos que esperar tanto tempo, pois a empresa está confiante de que ela estará pronta para lançamento no primeiro semestre de 2024. Essa é uma declaração bastante ousada, já que os planos iniciais da empresa previam o lançamento em 2025.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com