As restrições de emissões cada vez mais rígidas estão forçando os fabricantes de veículos a explorar todos os tipos de opções alternativas de energia. Obviamente, a energia elétrica está se tornando rapidamente uma alternativa onipresente à combustão interna. Mas, o motor tradicional ainda tem algumas opções.
Um bom exemplo disso é o gás natural comprimido, que no Brasil já é usado com o nome GNV (Gás Natural Veicular). Isso é algo que a fabricante indiana de motocicletas Bajaj tem em mente, de acordo com o CEO da empresa, Rajiv Bajaj, anunciando o desenvolvimento acelerado da nova plataforma de GNV da empresa.
Então, como funciona um veículo a GNV? Bem, a ideia básica é que o gás natural, composto principalmente de metano, é comprimido e armazenado em um tanque. Durante a viagem, o gás alimenta o motor, onde se mistura com o ar. Essa mistura de ar e gás é então inflamada de forma semelhante aos motores a combustão comuns movidos a gasolina.
A Bajaj já produz riquixás movidos a GNV para uso comercial
Um benefício notável aqui é o fato de o GNV ser considerado uma opção mais limpa em comparação com a gasolina, pois emite menos poluentes. Rajiv Bajaj explica que, quando se trata de emissões de escapamento, o CO2 é reduzido em quase 50%, enquanto o monóxido de carbono cai em cerca de 75%. Além disso, diz-se que os hidrocarbonetos não metânicos diminuem em cerca de 90%. Portanto, embora o GNV não seja, de forma alguma, uma alternativa sem emissões, ele certamente é um prolongador da vida do bom e velho motor de combustão interna.
Mais do que apenas reduzir as emissões, a economia da Índia é impulsionada pela eficiência. Isso significa reduzir os custos na medida do possível, e as motos a GNV da Bajaj esperam proporcionar aos usuários o dobro da quilometragem pelo mesmo custo da gasolina, algo que certamente agradará a grande maioria dos usuários com orçamento limitado.
No que diz respeito aos prazos específicos da primeira motocicleta a GNV da Bajaj, bem, não teremos que esperar tanto tempo, pois a empresa está confiante de que ela estará pronta para lançamento no primeiro semestre de 2024. Essa é uma declaração bastante ousada, já que os planos iniciais da empresa previam o lançamento em 2025.
Fonte: CNBC TV18
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz