Na calada da noite, a Dafra enviou um comunicado à imprensa anunciando o fim de sua parceria com a TVS, uma das maiores montadoras de motocicletas da Índia e rival da Bajaj. As duas empresas trabalhavam em cooperação desde 2010 e, nos últimos anos, a parceria permitia à montadora brasileira a montagem da Apache RTR 200 em Manaus (AM).

De acordo com a Dafra Motos, a parceria foi iniciada em 2010 e responsável pela comercialização "de mais de 40.000" unidades no Brasil. O comunicado informou que, partir de 12 de março, já não serão produzidas novas unidades da TVS na fábrica da Dafra. A empresa brasileira informou que, com o apoio da TVS, a Dafra continuará proporcionando em sua rede de concessionárias aos proprietários dos modelos Apache RTR 150 e Apache RTR 200 os atendimentos de garantia e de peças e serviços aos proprietários dessas motocicletas.

Dafra Apache RTR 200 ABS

De acordo com a Dafra, o encerramento da parceria com a TVS permitirá à empresa "concentrar suas atividades e foco no desenvolvimento da marca SYM, parceria estratégica que já completa 14 anos e que permanecerá cada vez mais sólida, com ampla atualização de seu line up nos próximos anos".

A Dafra ainda confirmou que um de seus lançamentos previstos para 2024 será fruto da parceria com a marca taiwanesa. Tal novidade será um modelo que permitirá à rede de concessionárias da marca continuar trabalhando no segmento que foi deixado pela Dafra Apache RTR 200. Porém, uma olhada rápida no site global da SYM mostra que a marca não possui nenhuma moto de categoria Street na casa das 200 cilindradas prontas. Na verdade, as únicas que não são scooters são os modelos da linha NH, já vendidas no Brasil.

Mottu Sport 110i

Mottu Sport 110i

Porém, o final da parceria entre Dafra e TVS deve fazer ainda mais uma vítima. É a Mottu Sport 110i, baseada na indiana TVS Sport 110i, que era feita a pedido da empresa de aluguel de motos pela Dafra com a permissão da marca indiana. Apesar de os emplacamentos desse modelo terem sido representativos ao longo do ano passado, a Mottu não vende nenhuma moto. As feitas pela Dafra em Manaus eram direcionada apenas ao serviço de aluguel e não podia ser comprada. 

Sem a linha Apache, o catálogo de produtos da Dafra no Brasil será composto somente por modelos da SYM feitos sob licença no Brasil. São cinco scooters - Cruisym 150, Cruisym 300, Citycom 300 CBS, Citycom HD 300 e Maxsym 400 - e duas motocicletas aventureiras (NH 190 e NH 300). 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com