Em outubro de 2023, os fãs da KTM, da MV Agusta ou do setor de motocicletas em geral, foram surpreendidos quando a Pierer Mobility, empresa controladora da KTM, declarou publicamente seu plano estratégico para aprofundar a cooperação com a italiana MV Agusta.
Como ela planejava fazer isso exatamente? Na época, a Pierer disse que daria cabo do plano com uma opção de compra de uma participação majoritária na MV Agusta, a ser exercida em algum momento no segundo trimestre de 2026. No entanto, ainda estamos no primeiro trimestre de 2024, então por que estamos dando uma atualização? Porque em 15 de março de 2024, a Pierer Mobility anunciou formalmente que está realizando uma aquisição antecipada de uma participação majoritária na MV Agusta.
Assim como no plano anunciado anteriormente, ela ainda está fazendo isso por meio da opção de compra; essa parte não mudou. O que mudou foi apenas o cronograma. A empresa está fazendo isso por meio da subsidiária KTM AG, que agora comprará mais 25% das ações da MV Agusta, totalizando 50,1% das ações do montadora com sede em Varese (ITA).
MV Agusta F4 Senna
Além de assumir uma participação majoritária na MV Agusta, a KTM também assumirá a liderança industrial da MV Agusta. Ela planeja aumentar o volume de produção na fábrica de Varese para mais de 10.000 motocicletas por ano, e anunciou anteriormente planos para modernizar a fábrica a fim de facilitar essa mudança em julho de 2023.
Além de anunciar a aquisição antecipada da MV Agusta, a Pierer Mobility também anunciou simultaneamente que Hubert Trunkenpolz , membro do conselho executivo da Pierer Mobility AG, se tornará o novo CEO e presidente do conselho da MV Agusta. Ele assumirá os dois cargos de Timur Sardarov, que "continuará disponível para a empresa como vice-presidente, embaixador da marca e consultor".
Estamos interessados em ver o que o futuro nos reserva agora, pois surgem dúvidas se a MV Agusta será ou não uma quarta marca a compartilhar motores e plataformas com KTM, Husqvarna e GasGas, ou será algo mais? O principal fator que diferencia a MV Agusta na mente dos fãs em todo o mundo é sempre sua abordagem exclusiva ao design, com criações que não se parecem com as de ninguém.
Isso não significa, de forma alguma, uma maneira passiva-agressiva de criticar a italiana, que cria muitas coisas legais e que têm seus próprios fãs. No entanto, se esse é o principal diferencial da marca, há uma apreensão no ar com respeito à sua independência de design estando dentro de um grande conglomerado onde muitas coisas são compartilhadas. Esperamos o melhor.
Fonte: Pierer Mobility AG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
KTM segue oferecendo motos 2 tempos. E você continua sem poder usá-las
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Flagra mostra a nova KTM Duke 990 2024 em testes
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
KTM 890 R chega às lojas custando quase 140 mil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nova KTM 1290 SuperADV S chega com radares por R$ 165 mil