O relacionamento da KTM com a Bajaj data de 2007. Durante os últimos 15 anos, os dois parceiros colaboraram em tudo. Basicamente todas as motos da austríaca entre 125 e 490 cilindradas contaram com a ajuda da indiana. E as empresas estão caminhando para dar continuidade aos seus projetos para o futuro.

A mais recente parceria entre KTM e Bajaj, que tem planos de vir ao Brasil, envolve uma plataforma de moto elétrica compartilhada entre as duas empresas. Ambas têm se concentrado em scooters movidas por baterias e mobilidade urbana até agora, mas parece que um modelo elétrico mais luxuoso não está fora de questão.

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No início de 2022, o CEO da Pierer Mobility, grupo que controla KTM, Stefan Pierer defendeu o interesse da empresa em modelos elétricos para uso urbano: "Estamos assumindo que a maioria dos modelos de até 15 cv se tornará elétrica nos próximos dez anos, especialmente na Europa. Isso se aplica às scooter e aos ciclomotores".

O executivo ainda acrescentou que "toda essa história de motores de dois tempos (ainda muito utilizados em scooters na Europa) vai acabar. Tudo o que diz respeito aos modelos de duas rodas menores se encaminha para a eletricidade. Há planos de desenvolvimento muito claros entre os fabricantes no futuro".

Aparentemente, esses planos mudaram, pois o diretor executivo da Bajaj Auto, Rakesh Sharma, divulgou os planos da nova parceria em uma reunião com a imprensa no final do primeiro trimestre de 2023: "estamos também em discussão com a KTM e há um trabalho conjunto em andamento onde estamos procurando plataformas para motocicletas elétricas maiores", revelou Sharma.

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Nos últimos meses, as concorrentes da KTM apresentaram diversos modelos premium elétricos. A Ducati revelou o protótipo V21L MotoE, enquanto a Triumph apresentou mais detalhes de sua primeira elétrica, a TE-1. Embora a KTM não estivesse preocupada com o mercado de motocicletas elétricas grandes enquanto somente Harley-Davidson, Zero Motorcycles e Energica eram as rivais, parece que sua posição está mudando à medida que marcas europeias mais estabelecidas se juntam à briga pelos modelos elétricos mais caros.

Sharma acrescentou mais tarde que o projeto de moto elétrica mais luxuosa com a KTM "certamente está no radar (das empresas) e será anunciado na hora certa". Até o momento, a KTM ainda não confirmou nada do que foi dito pelos parceiros indianos da Bajaj, mas com Triumph e Ducati demonstrando interesse no segmento, está mais do que na hora de a austríaca se posicionar.

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