A McLaren poderá em breve ter um novo proprietário. Um novo rumor afirma que um anúncio poderá ser feito ainda esta semana, revelando que o fundo soberano do Bahrein, Mumtalakat Holding Company, assumirá o controle total do McLaren Group. O fundo, de propriedade integral do governo, está supostamente negociando uma compra com os acionistas restantes.

No ano passado, nesta mesma época, a Mumtalakat tinha uma participação de quase 60% na empresa e expandiu seu controle no início de 2023. O fundo e outros investidores têm sido uma fonte vital de dinheiro para a McLaren nos últimos anos, ajudando a manter a operação funcionando enquanto a empresa enfrentava vários obstáculos de produção.

McLaren Artura primeiras impressões

No final de 2022, a montadora teve que vender alguns de seus veículos históricos para financiar as atualizações de desenvolvimento do supercarro Artura, que estava atrasado. Mumtalakat supostamente pagou 100 milhões de libras esterlinas por um número não revelado de veículos históricos, mas a venda supostamente incluiu um carro do campeonato da Fórmula 1.

A McLaren também sofreu com problemas de cadeia de suprimentos induzidos pela pandemia, vendendo sua sede e fábrica de F1 em abril de 2021. Ela ganhou US$ 240 milhões no negócio, permanecendo como inquilina pelos próximos 20 anos.

Galeria: McLaren Artura primeiras impressões

Um relatório de outubro do The Telegraph revelou que a empresa havia recebido cerca de 600 milhões de libras de seus vários investidores desde julho de 2022. Cerca de 370 milhões de libras chegaram entre março e setembro deste ano, depois que a empresa encerrou 2022 com 349 milhões de libras de prejuízo, o que daria mais de R$ 2 bilhões.

A empresa está passando por uma reestruturação para simplificar seus negócios. Ela nomeou Michael Leiters como seu novo CEO em julho de 2022, que admitiu, alguns meses após sua nomeação, que seus produtos anteriores não estavam maduros o suficiente. Um único proprietário como Mumtalakat poderia ajudar a trazer estabilidade e foco para a empresa.

A McLaren Racing supervisiona os esforços da empresa na Fórmula 1 e tem seu próprio grupo de investidores privados. O Motor1.com entrou em contato com a McLaren para comentar o assunto, mas não obteve resposta imediata. A empresa se recusou a comentar com outros veículos de comunicação também.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com