O primeiro veículo elétrico da Ferrari será lançado no final de 2025. A empresa está mantendo os detalhes importantes sob sigilo em Maranello, mas o CEO Benedetto Vigna foi ao programa Squawk Box Europe da CNBC para dizer que a fabricante continuará a enfatizar o estilo e o desempenho em seus veículos elétricos e que eles não perderão a sensação "exclusiva" da marca.

Vigna destacou que "os carros elétricos não são silenciosos" e reiterou que a Ferrari está trabalhando em "assinaturas sonoras" exclusivas para seus modelos; a empresa patenteou um som de escapamento para elétricos em 2023. Vigna também entende que a tecnologia permitirá que a Ferrari "faça muitas coisas" com eles. Os clientes da Ferrari não se importam muito com funcionalidade, o que permite que a fabricante se concentre em oferecer "a emoção" de seus carros de luxo antes de tudo para seus clientes.

Ferrari SF90 Spider Trim Fiorano

O CEO, que assumiu o comando da Ferrari em 2021, disse que está confiante de que a empresa ainda pode oferecer uma experiência especial de condução, aproveitando a tecnologia "de uma maneira única".

Veremos o que isso significa em cerca de 18 meses, mas mesmo que a empresa eletrifique sua linha, ela continuará a investir em motores a combustão. A era elétrica da Ferrari incluirá uma nova fábrica. Ela será inaugurada em junho em Maranello e produzirá conjuntos de baterias, motores elétricos e inversores de energia.

Vigna disse que não acredita que os motores a combustão desaparecerão totalmente do mercado de carros de luxo, oferecendo propulsores a gasolina, híbridos e elétricos ao mesmo tempo, mas a Ferrari eletrificará 60% de sua linha até 2026. O combustível sintético é uma alternativa que poderia manter os motores a combustão nas estradas por anos e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões nocivas, que é o objetivo final de muitos governos em todo o mundo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com