Apresentada no mercado norte-americano em abril de 2021, a picape Santa Cruz, da Hyundai, está prestes a completar três anos de mercado. Como de praxe, a marca prepara para o modelos atualizações de meia-vida e promete apresentá-las oficialmente dentro de algumas semanas. O palco para estreia, inclusive, já foi definido: será o Salão de Nova York, nos Estados Unidos, que abre as portas no dia 27 de março.
A Hyundai ainda guarda as mudanças em segredo, mas divulgou imagens e deixou escapar que a renovada Santa Cruz 2025 terá “capacidade aprimorada”. Nos teasers, a marca mostra a traseira da picape com para-choque redesenhado, aspecto mais robusto e caixas-de-roda com novos revestimento. Na dianteira, haverá nova grade remodelada e com pintura em cinza para constrastar com a carroceria.
Hyundai Santa Cruz 2025 - Teaser
Na cabine, tudo indica que haverá painel renovado com melhor ergonomia e sistema de entretenimento atualizado. Além disso, a Hyundai adicionará novos sistemas de assistência ao motorista como padrão desde a versão de entrada. Dentro do portfólio, a versão XRT - com pegada mais off-road - ganhará protagonismo e receberá a maior parte das novidades. É ela, inclusive, que aparece nos teasers.
Santa Cruz atual
Mecanicamente, serão mantidos os motores atuais. Ou seja, propulsores 2.5 aspirado (injeção direta de gasolina) com 190 cv e 24,9 kgfm de torque, e 2.5 turbo com 275 cv e 42,9 kgfm de torque. O câmbio continuará automático de 8 marchas, com opção de tração integral com seletor de modos HTRAC, que varia a distribuição entre os eixos dependendo do modo selecionado.
Renovada e com interior aprimorado, a Santa Cruz terá a missão de intensificar ainda mais a rivalidade mantida com a Maverick nos Estados Unidos. Em 2023, o modelo Hyundai vendeu 36.675 unidades no mercado norte-americano, enquanto a picape Ford (mais barata e vendida em rede de lojas bem maior) emplacou 94.058 exemplares.
Por aqui, o lançamento da Santa Cruz chegou a ser especulado, mas a própria Hyundai negou recentemente os rumores. Segundo a marca, a picape é produzida nos EUA e atende unicamente a demanda local, sem volume excedente para eventual exportação. Além disso, trazê-la para o Brasil custaria caro por conta dos impostos e inviabilizaria qualquer chance comercial da caminhonete no mercado.
A Maverick, por outro lado, é produzida no México e consegue ser trazida ao Brasil sem os altos custos do impostos de importação (graças ao acordo comercial Vigente entre os dois países).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Santa Cruz 2025 atualiza design para enfrentar Ford Maverick nos EUA
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Além do novo Hyundai Tucson: picape Santa Cruz também entra no radar do Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Hyundai Santa Cruz ganha versão Night 2.5 turbo; teria vez no Brasil?
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota avalia criar picape "mini-Hilux" para enfrentar Toro e Maverick