A Hyundai não esconde que, com a nova fase da empresa no Brasil, fará dois novos produtos em Anápolis (GO) para segmentos inéditos. Ao mesmo tempo, as picapes intermediárias ganham força com projetos baseados em SUVs compactos e, especificamente na nossa região, para aumento de volumes de vendas e lucros das respectivas marcas.
A Hyundai tem uma picape intermediária, a Santa Cruz. Só que é feita na plataforma do Tucson, um projeto mais refinado e caro, o que dificulta ela ser realmente competitiva diante de Fiat Toro, Chevrolet Montana e, em um futuro próximo, VW Tarok, se esse for o nome. A solução foi falada em nosso Podcast e agora o Mobiauto confirmou a informação com fontes.
No Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, a Hyundai apresentou a Concept STC, uma picape baseada no Creta. E essa pode ser a solução da marca não só no Brasil, mas em diversos mercados onde as picapes tem força e a Santa Cruz não se encaixa na proposta de mercado e valores. Segundo o Mobiauto, essa picape também pode ser menor que a Santa Cruz, com algo mais próximo da Chevrolet Montana.
A Fiat Toro usa a plataforma SmallWide e diversas soluções modernas, mas só não é mais cara pelos incentivos fiscais da sua fábrica em Goiana (PE) - a própria Stellantis pode preparar uma evolução da Strada para crescer e preencher essa lacuna. A Chevrolet Montana é na base do Tracker, Onix e Onix Plus, mais barata; e a Volkswagen mudou o projeto da Tarok da base do Taos para o T-Cross também com foco em um produto mais barato e de maior volume. É isso que a Hyundai percebeu.
Ao compartilhar componentes com o Creta, essa nova picape reduz os custos de produção e acelera o desenvolvimento. Vale lembrar que o SUV compacto terá uma reestilização em 2025 e já é testado no Brasil, esperando apenas definições governamentais para escolher seu novo motor turbo, substituto do 2.0 aspirado, que também estará nesta picape.