Em novembro do ano passado, a Nissan anunciou um total de R$ 2,8 bilhões de investimento da fábrica de Resende (RJ). O destino desse montante seria a produção de dois novos utilitários esportivos naquela linha de montagem. Um já estava confirmado: é a nova geração do Kicks, modelo que está no mercado brasileiro desde 2016 e, nesses 8 anos, permaneceu na mesma geração original.
A questão é que o destino do atual Kicks ainda não estava confirmado. O mais lógico seria a substituição de uma geração pela outra. No entanto, a Nissan adotará a mesma estratégia que a Hyundai com o Creta e o Creta Action. A marca confirmou em comunicado que manterá o atual Kicks em produção, convivendo a com a nova geração.
O texto divulgado pela marca diz que, dos dois SUVs que serão feitos em Resende, "um desses futuros veículos brasileiros será a nova geração do Nissan Kicks, um carro totalmente novo, que vai passar a conviver no mercado com o bem-sucedido modelo atual, aumentando assim o leque de opções oferecido pela marca japonesa aos brasileiros". Dessa forma, a segunda novidade deve ser alguma atualização para o atual Kicks, de forma a mantê-lo relevante no mercado apesar de que será uma geração anterior a partir de 2025.
Segundo Guy Rodriguez, presidente da Nissan América do Sul, este novo ciclo de investimento que incluirá a nova geração do Kicks “vai marcar um antes e depois para a Nissan no Brasil”. Quatro novos fornecedores estarão dentro do parque industrial da empresa em Resende (RJ) e a produção será ampliada para que o complexo sirva como polo de exportação para toda a América Latina. A meta é chegar aos 7% de participação na região até 2026. O novo Kicks deve ser lançado em 2025.
Embora a Nissan não tenha entrado em detalhes sobre como será o novo Kicks, o carro tem rodado em testes há algum tempo, tanto no Brasil quanto no exterior. Algumas mídias no Japão apontam que o SUV adotará um visual inspirado no conceito do novo Pathfinder apresentado na China, com uma grade mais larga e faróis finos que se misturam com a entrada de ar.
Na Ásia, fala-se sobre um novo sistema híbrido e-Power capaz de fazer até 30 km/litro. Embora a motorização tenha sido testada diversas vezes no Brasil, ela ainda não tem data para chegar ao modelo nacional – a tecnologia fará sua estreia no país com o X-Trail. Apesar dessa expectativa por um Kicks e-Power, pode ser que nem ao menos chegue ao nosso mercado por conta dos custos.
A Nissan também já havia confirmado que o Kicks de nova geração seria apresentado ao mercado brasileiro com um inédito motor turbo. espera-se que seja uma evolução da família HR usada atualmente. Esta linha de propulsores foi atualizada diversas vezes, inclusive dando origem ao TCe usado pela Renault e que fará sua estreia no Brasil no Kardian no ano que vem.
Apesar de ainda trabalharem separadamente no Brasil, as duas empresas ainda fazem parte da Aliança Renault-Nissan no resto do mundo e compartilham plataformas e motorizações. Se for o mesmo propulsor do Kardian, terá 125 cv e 22,4 kgfm, o que será uma boa evolução sobre os 116 cv e 15,5 kgfm do 1.6 que equipa o Kicks atual.
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