A Toyota está ciente de que a Hilux é cara. Tanto que, no ano passado, passou a oferecer na Ásia a Hilux Champ. Trata-se de uma opção bem mais simplificada e, principalmente, barata da picape média. Na Tailândia, onde a novidade é comercializada desde o último mês de novembro, os preços variam entre 459.000 baht (R$ 64 mil) e 577.000 (R$ 80,5 mi).
Para comparação, a Toyota Hilux Chassi cabine, a opção mais barata da picape disponibilizada no Brasil, não sai por menos de R$ 219.090. Poderia até parecer que a Hilux Champ seria quase que uma utopia para o mercado brasileiro. Mas novos registros no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) mostram que a marca já começou a dar passos em direção a um possível lançamento por aqui.
Galeria: Toyota Hilux Champ - Registro no Brasil
Em alguns momentos, carros que não são programados para o Brasil acabam sendo registrados por aqui como forma que evitar cópias indevidas. Nestes casos, porém, é registrada apenas a imagem do veículos, sem muitos detalhes. Não foi o que aconteceu com a Toyota e a Hilux Champ. Seus registros por aqui já são um detalhamento de peças internas da cabine, como o painel por exemplo. O para-choque dianteiro também apareceu.
A Hilux Champ compartilha alguns componentes mecânicos com a Hilux convencional. Então não seria tarefa das mais difíceis trazê-la para nossa região. A fábrica da Toyota na Argentina, de onde sai a picape média hoje, já fabrica também a Hiace, versão furgão derivada da plataforma da picape. Sendo assim, já é um passo que facilitaria a produção local dessa Hilux mais barata.
Galeria: Toyota lança a Hilux Champ na Tailândia
O que é a Hilux Champ?
A picape é feita na plataforma IMV, que foi apresentada em sua forma final no Japan Mobility Show de 2023, foi desenvolvida em colaboração com a equipe tailandesa da marca sob a liderança de Akio Toyoda, então diretor administrativo da subsidiária ativa na região asiática. A Hilux Champ foi projetada para se posicionar na base da oferta de caminhonetes e da Toyota. Ela oferece versões com distância entre eixos curta ou longa e três motores, incluindo dois a gasolina (2.0 ou 2.7), ou um a diesel de 2.4. Além disso, um modelo chassi cabine também está disponível.
A Toyota pensou a Hilux Champ quase como uma ferramenta de trabalho, mas simples e mais adaptável a diferentes funções. A plataforma plana tem vários conjuntos de furos para que os acessórios personalizados possam ser facilmente fixados com porcas e parafusos simples. A Toyota coopera com mais de 100 empresas locais de acessórios especializados e, assim, oferece a seus clientes oportunidades quase ilimitadas de tornar seu veículo realmente sob medida para cada necessidade.