O Dacia Sandero assumeu o trono europeu nas vendas de janeiro de 2024. O compacto romeno é confirmado como o carro mais vendido na classificação geral, de acordo com dados coletados pela JATO Dynamics . Esses dados também mostram uma novidade na segunda posição do ranking em comparação com 2023. O Volkswagen Golf está de volta com força após meses em posições mais baixas.
O Sandero, o Golf e o Toyota Yaris Cross (este último em terceiro lugar) começaram 2024 com porcentagens de crescimento muito positivas em comparação com o mesmo mês de 2023. Vale lembrar que o Toyota Yaris Cross é uma das promessas da marca para o mercado brasileiro, podendo oferecer até conjunto híbrido, mas diferente do modelo europeu. Confira agora o Top 10.
Dacia Sandero
Os 25.038 registros do Sandero em janeiro o colocam bem à frente de seus dois rivais mais próximos. De fato, logo atrás do Dacia, encontramos uma classificação muito próxima, com vários modelos a poucas centenas de unidades um do outro.
O segundo lugar no ranking é ocupado, para a surpresa de todos, pelo novo Volkswagen Golf (18.563), um modelo histórico na Europa em termos de vendas, que havia caído bastante nos últimos meses. No entanto, seu retorno, assim como o do Skoda Octavia em quarto lugar, pode ter sido causado por um alto número de registros de estoque, tendo em vista que ambos passaram reestilização recentemente. O terceiro lugar ficou com o Toyota Yaris Cross, com um total de 17.320 unidades registradas.
No pé do pódio, atrás do Skoda Octavia por apenas 24 unidades, encontramos o Peugeot 208, seguido de perto pelo Citroën C3 (+51% em comparação com 2023), seguido por outro carro do Grupo Stellantis, o Peugeot 2008 (+29% em comparação com janeiro de 2023).
Citroën C3 europeu é bem mais sofisticado que o nacional
Quanto aos 25 principais modelos, as classificações do primeiro mês do ano continuam a ser bastante variadas. Não há falta de SUVs, bem como de carros compactos e sedãs. Os números do Tesla Model Y mostram aumento de 60% em relação ao mesmo mês de 2023, mas ainda em 20º lugar. O Kia Sportage, em 9º lugar, também teve expressivo aumento de 40% em relação ao ano anterior.
A classificação dos fabricantes de automóveis mais vendidos na Europa também é interessante. Mais uma vez, a Volkswagen confirma sua posição de líder, apesar de uma queda de 4% em comparação com janeiro de 2023. Com 18.498 veículos registrados, no entanto, encontramos a Toyota em segundo lugar, com um aumento de 8% em relação a janeiro de 2023.
Surpreendentemente, o terceiro lugar é ocupado por uma marca premium, a BMW, com um aumento de 60% em relação ao ano anterior, com um total de 60.240 veículos registrados. O quarto e o quinto lugares são ocupados pela Skoda e pela Peugeot, que estão mostrando sinais positivos.
Volkswagen ID.7 2024
O sexto lugar é ocupado por outra marca premium, a Audi (+11%), seguida em sétimo lugar pela Dacia, com um aumento de 8%. O oitavo lugar, por outro lado, é ocupado pela segunda marca no ranking em queda, a Mercedes (-1% em comparação com janeiro de 2023). Por fim, o nono e o décimo lugares são ocupados, respectivamente, pela Kia e pela Hyundai, com altas de 9% e 6%, mas muito próximas em termos de número de veículos vendidos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas