Depois de Strada e Toro, a Fiat entra no segmento de picapes médias. Com a Titano, a marca italiana quer aumentar sua participação entre as caminhonetes no geral, apesar de um volume de produção não tão alto quanto dos principais nomes entre as médias, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. E não é segredo que é basicamente uma Peugeot Landtrek com algumas mudanças.
A Fiat Titano terá três versões, Endurance, Volcano e Ranch, todas com o motor 2.2 turbodiesel compartilhado com a Ducato e importado da Itália, com 180 cv (3.750 rpm) e 37,7 kgfm (2.000 rpm) de torque quando combinado ao câmbio manual de 6 marchas; e 40,8 kgfm (2.000 rpm) com a transmissão automática, também com 6 marchas. Em todas as configurações, a tração é 4x4, com reduzida e bloqueio mecânico de diferencial traseiro.
Usando como base a Peugeot Landtrek, um projeto apresentado globalmente em 2020, a Titano recebeu uma grade e desenho de rodas específicos, além da comunicação visual da Fiat. Para receber o motor 2.2 turbodiesel, a engenharia diz que recalibrou todo o sistema de suspensão da picape em busca de robustez e uso fora-de-estrada - a versão da Peugeot usa um 1.9 turbodiesel de 150 cv. Pelo Inmetro, o consumo é de 9,6 km/litro na cidade e estrada com câmbio manual e 8,5 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada com câmbio AT.
Por dentro, a Titano trocou a bolsa do airbag do volante, mas manteve o aro do volante da Peugeot. Nas duas versões mais caras, conta com uma central multimídia com tela de 10” e conexão Apple CarPlay e Android Auto com fio. No console central, a herança Peugeot está no conjunto de botões para a seleção de algumas funções, como ar-condicionado.
A direção é hidráulica, enquanto boa parte das picapes médias já usam a elétrica e outras virão com essa evolução nos próximos anos. Ainda no conjunto de suspensão e freios, temos eixo rígido com feixe de molas na traseira, duplo-A na dianteira, enquanto os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira. É um conjunto tradicional nas picapes médias menos potentes.
Em dimensões e capacidades, a Fiat Titano tem 5.330 mm de comprimento, 3.180 mm de entre-eixos, 1.963 mm de largura e 1.858 mm de altura. A caçamba carrega 1.109 litros ou 1.020 kg. Para lidar com as situações fora-de-estrada, a Titano tem ângulo de entrada de 29º, saída de 27º e altura mínima do solo de 235 mm. Quem for rebocar algo com a picape vai gostar de saber que ela puxa até 3.500 kg em carreta com freio.
A Fiat Titano é o primeiro produto Fiat com 5 anos de garantia e tem custo de manutenção até 32% mais barato que da concorrência, segundo a marca. Veja preços e os principais equipamentos da Fiat Titano em suas três versões, produzidas no Uruguai, e vendidas no Brasil nas 520 concessionárias da marca.
Endurance +
Volcano +
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo JAC Hunter vs. Fiat Titano: pelo custo a todo custo
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Fiat Titano dobra desconto e fica até R$ 55.000 mais barata; veja condições
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Fábrica da Stellantis na Argentina recebe Titano, que será feita lá
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Fiat oferece Titano com até R$ 30 mil de desconto no preço