Responsável pela produção dos modelos Amarok e Taos para toda América Latina, a fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina, voltou oficialmente às atividades nesta segunda-feira (11). A planta estava com trabalhos paralisados desde dezembro do ano passado e sofria com a falta de peças para produção. Durante esse tempo, os funcionários entraram em regime de férias antecipadas.

O retorno está sendo realizado de forma gradual e, durante as duas primeiras semanas, o funcionamento nas linhas de montagem será realizado em turno único. Apenas depois de quinze dias é que será reaberto o segundo turno.

Volkswagen Taos - Produção em General Pacheco (Argentina)

A paralisação foi motivada pela completa falta de peças na cadeia produtiva argentina. Desde o ano passado, fornecedores de componentes importados e empresas de autopeças estão enfrentando dificuldades para aquisição de insumos do exterior em razão das dívidas em dólares acumuladas. Então ministro da Economia, Sergio Massa prometeu que devolveria o dinheiro às empresas ao câmbio oficial do Banco Central, mas a promessa nunca foi cumprida.

Volkswagen - Produção em Pacheco (Argentina)

Com isso, os fornecedores externos decidiram fechar o crédito e não enviar mais peças ou insumos até que a quitação da dívida. O novo governo de Javier Milei emitiu um título para resgatar empresas endividadas no exterior, o que abriu caminho para regularização inicial da situação. A dívida é de 8 bilhões de dólares e atinge vários tipos de indústrias. 

Para piorar, a inflação está ainda mais alta agora neste início de ano e a tensão cambial tem agravado sobremaneira a situação. Em 2023, a inflação na Argentina foi de 211,4%, a maior do mundo. Só em janeiro, o índice foi de 20,6%.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com