Stellantis prepara investimento de R$ 2 bilhões para a Argentina
Além dos R$ 30 bilhões no Brasil, fabricante fará um aporte no país vizinho
"E a Argentina? Os fabricantes de automóveis sediados na Argentina sonham que uma pequena parte dos investimentos multimilionários que estão sendo anunciados para o Brasil se espalhará para as subsidiárias em nosso país, na forma de um projeto complementar." Foi assim que terminou o artigo publicado nesta manhã pelo Motor1.com Argentina sobre a enxurrada de investimentos automotivos no Brasil. E parte desse "transbordamento" já começou a se confirmar para os nossos vizinhos.
Fontes oficiais do Grupo Stellantis na Argentina confirmaram hoje ao Motor1.com que nas próximas semanas a empresa anunciará um investimento de R$ 2 bilhões no país vizinho. Esse valor está separado dos R$ 30 bilhões que o CEO da empresa, Carlos Tavares, confirmou ontem para o Brasil.
E para onde irão os R$ 2 bilhões para a Argentina? Antes de mais nada, vale lembrar que o Grupo Stellantis é uma empresa que surgiu da fusão entre a FCA (Fiat-Chrysler) e a PSA (Peugeot-Citroën). Na Argentina, possui duas fábricas: Complejo Ferreyra (ex-FCA, onde é produzido o Fiat Cronos) e Complejo El Palomar (ex-PSA, onde são produzidos o Peugeot 208, Peugeot Partner e Citroën Berlingo).
"O desembolso de R$ 2 bilhões para a Argentina será feito no primeiro ano desse plano de investimento regional que durará até o ano de 2030", informou uma fonte direto da sede da Stellantis na Argentina. "Isso não exclui que tenhamos outros projetos em estudo ou que possamos ter mais investimentos no futuro", acrescentaram.
Sabe-se que a Stellantis está trabalhando atualmente em nosso país em quatro projetos ao mesmo tempo, dois para a Ferreyra e dois para a El Palomar. Esses projetos são os seguintes.
1. Peugeot 2008 (2024)
A segunda geração do Peugeot 2008 será construída na Argentina. Isso é confirmado por diversos flagras publicados por Motor1.com. A primeira geração do 2008 foi descontinuada no final do ano passado no Brasil e o desenvolvimento no Complexo El Palomar está bem encaminhado. Seu lançamento comercial está programado para antes do final de 2024. Ele compartilhará plataforma, componentes e mecânica com o 208 nacional, mas também adicionará novos motores, como o 1.3 turbo já utilizado por outros modelos Stellantis.
2. Peugeot 208 (2024)
Esse é outro modelo que o Complexo El Palomar já vem testando em seus arredores, com unidades camufladas. O Peugeot 208 receberá uma reestilização quase ao mesmo tempo que o lançamento do novo 2008. Isso alinhará os dois modelos com a estética já oferecida na Europa. Espera-se que o 208 também se beneficie de um novo interior e de outras tecnologias e motores que serão lançados com o novo 2008.
3. Fiat Cronos
O Fiat Cronos, o carro mais vendido da Argentina nos últimos três anos, receberá uma atualização em mais alguns meses. Terá novos motores, mais segurança? Isso ainda está para ser visto. Mas qualquer mudança no processo de produção no Complexo Ferreyra terá que ser acompanhada por um investimento e o Cronos é um dos candidatos a receber parte dos investimentos anunciados ontem pela Stellantis.
Projeto KP1
É o projeto mais secreto do Stellantis na Argentina. Trata-se de uma picape desenvolvida em aliança com as fabricantes do grupo e suas parcerias na China e é conhecida internamente como Projeto KP1. Será uma adaptação das Fiat Titano e Peugeot Landtrek que a Stellantis já fabrica no Uruguai? Ou será uma caminhonete mais moderna e com design diferente? O que é certo é que a Stellantis sabe que, para consolidar sua presença na Argentina, é imperativo ter uma picape produzida localmente. Sabe-se que esse projeto faz parte dos investimentos da Stellantis para a América Latina nos próximos anos, mas ainda não há mais informações ou uma data de lançamento confirmada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
"Criança problema", Maserati diz ter plano para sair da crise
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage é o mesmo da Fiat Titano?