Os modernos sistemas de assistência ao motorista, hoje mais do que nunca, desempenham um papel fundamental na segurança nas ruas. Desenvolvidos ao longo de vários anos de testes de campo por todos os fabricantes de automóveis, eles poderão, no futuro, ser aperfeiçoados e evoluídos com o uso de inteligência artificial (IA).
Isso foi anunciado pela Bosch e pela Microsoft, que firmaram um acordo para aplicar a IA generativa, ou seja, aquela que é capaz de gerar texto, imagens ou clipes de áudio, mas também modelos estatísticos bastante precisos, à tecnologia de bordo dos carros.
A ideia por trás do projeto é, obviamente, a criação de sistemas de auxílio à condução (ADAS) capazes de evitar possíveis situações perigosas muito antes do que ocorre hoje, mesmo antes de o motorista estar de fato em tais situações.
Para atingir esse objetivo, de acordo com as duas empresas, o conhecimento sobre veículos e a experiência da Bosch no uso de IA específica para automóveis serão inestimáveis, assim como o acesso aos dados dos sensores dos carros. Uli Homann, executivo da Microsoft, comentou:
"Em nossos esforços contínuos para tornar as ruas mais seguras, a Microsoft está ansiosa para explorar oportunidades de colaboração com a Bosch para preparar o caminho para a IA generativa".
A aplicação da IA generativa aos sistemas ADAS da Bosch e da Microsoft
Mas por que a Bosch e a Microsoft querem usar a IA generativa para sistemas de assistência ao motorista? De acordo com a empresa alemã, hoje, quando se trata de instruir sistemas para direção autônoma, a IA encontra muitas limitações.
De fato, os sistemas ADAS atuais podem detectar pessoas, animais, objetos e veículos, mas ainda não conseguem determinar se a presença deles pode levar a um acidente e de que tipo. A IA generativa, por outro lado, quando aplicada de fato, permitirá que os sistemas tirem conclusões melhores e ajam de acordo.
A aplicação da IA generativa aos sistemas ADAS da Bosch e da Microsoft
Atualmente, tanto a Bosch quanto a Microsoft já utilizam a IA generativa em outros projetos. Na empresa alemã, por exemplo, ela é aplicada diariamente em várias áreas, desde a produção até o trabalho de escritório.
Mas não é só isso, a empresa também colabora com muitos parceiros globais, incluindo AWS, Google e Aleph Alpha, parcerias que já estão dando frutos na América do Norte, onde, em colaboração com a própria Aleph Alpha, está prestes a revelar um novo sistema de reconhecimento de voz baseado em IA projetado para um fabricante de automóveis, que o usará para seu atendimento ao cliente.
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