O Hyundai Ioniq 5 N representou o primeiro passo do fabricante sul-coreano no mundo elétrico, com 650 cv à disposição. Um novo começo que coincide com a despedida dos motores a gasolina. Isso significa que o Hyundai i20 N e o i30 N dirão adeus adeus ao mercado europeu.

E o motivo estaria nas regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas da Europa. Veículos pequenos e compactos desenvolvidos pela divisão de performance da Hyundai para manter vivo a categoria dos hot hatches, futuramente, serão movidos apenas por energia elétrica

Como era

Primeiro foi a vez do Kona N, que desapareceu com a chegada da nova geração ao mercado europeu. Agora é a vez do Hyundai i30 N, equipado com o 2.0 turbo a gasolina de 280 cv, e do i20 N e seu 1.6 de 204 cv. A dupla era uma das poucas opções de carros pequenos e divertidos à venda para os europeus

Contatada por nossos colegas da Motor1.com Alemanha, a alta gerência da empresa comentou o seguinte:

A Hyundai Motor decidiu interromper a produção dos modelos a combustão da família N para o mercado europeu no primeiro semestre deste ano (2024). Isso segue o compromisso da marca de oferecer aos clientes europeus uma linha de produtos com emissão zero até 2035 e de ser 100% neutra em carbono em todos os estágios de produção e operação do carro até 2045. Na Alemanha, as versões i20 N e i30 N ainda estão presentes no configurador do site alemão da Hyundai e continuarão disponíveis nas concessionárias, provavelmente até o final do ano, dependendo do número de unidades disponíveis em estoque.

Com o IONIQ 5 N como o pioneiro dos veículos elétricos de alto desempenho da Hyundai, foi anunciada uma transição de médio prazo de 'Combustion N' para 'Electric N'. Nossos clientes se beneficiarão dos desenvolvimentos tecnológicos que tornarão os veículos elétricos ainda mais atraentes no futuro.

Hyundai Ioniq 5 N, la prova

Hyundai Ioniq 5 N

Hyundai RN22e

Hyundai RN22e

Como será

Conforme mencionado, a marca esportiva N da Hyundai não está destinada ao esquecimento. Ela simplesmente mudará de forma e, acima de tudo, de substância. Falando a língua dos elétricos. De fato, após o Ioniq 5 N, mais versões de alto desempenho do elétrico coreano podem estar a caminho. O próximo deve ser o Ioniq 6 N, pronto para se tornar o Hyundai de produção mais potente e mais rápido de todos os tempos, superando os 650 cv do Ioniq 5.

De acordo com os rumores, ele deve ir de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, graças a um par de motores elétricos, um por eixo, combinados com um visual muito mais esportivo, inspirado no conceito RN22e visto há alguns anos.

Galeria: Test drive do Hyundai Ioniq 5 N

Envie seu flagra! flagra@motor1.com