Adeus, iCar: Apple cancela projeto e desiste de ter seu próprio carro
Projeto Titan, como era chamado, estava sendo tocado desde 2014 e por equipe de mais de 2.000 funcionários
Depois de mais de 10 anos de trabalho, empenho e dinheiro depositados, a Apple parece finalmente ter desistido da ideia de entrar no segmento automotivo. De acordo com reportagem recente da agência de notícias Bloomberg, a gigante de tecnologia abandonou completamente o chamado Projeto Titan e cancelou todos os trabalhos internos em torno do tão falado veículo autônomo.
O carro estava sendo desenvolvido por equipe formada por mais de 2.000 funcionários e todos foram informados do cancelamento nesta terça-feira (27). O anúncio, segundo a Bloomberg, foi feito pelo diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e pelo vice-presidente responsável pelo projeto, Kevin Lynch.
Com a desistência do carro, a Apple focará agora em projetos de inteligência artificial generativa. Tanto é que boa parte dos funcionários do Projeto Titan serão transferidos para a equipe de IA. “A Apple fez a divulgação internamente na terça-feira, surpreendendo os quase 2.000 funcionários que trabalhavam no projeto”, diz o relatório.
O Projeto Titan começou a ser desenvolvido pela Apple em 2014 com foco em eletrificação e condução totalmente autônoma. Ao longo dos anos, consumiu quantidades enormes de investimentos e sofreu diversas mudanças em relação à ideia inicial. Entre as últimas especulações, estava a possibilidade de parceria com montadoras tradicionais como Hyundai e Toyota.
A Apple até chegou a intensificar os testes de estrada nos últimos meses, criando expectativas e atiçando a curiosidade do mercado, mas tudo foi por água abaixo agora. Inicialmente, a empresa planejava lançar o veículo no mercado em 2026, mas depois acabou adiando os planos para 2028.
Segundo rumores, o modelo de produção custaria pouco menos de US$ 100.000 (cerca de R$ 495.000 ao câmbio atual) e teria direção totalmente autônoma disponível para uso em rodovias. Agora, porém, o sonho do iCar foi provavelmente enterrado para sempre.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil