Depois de mais de 10 anos de trabalho, empenho e dinheiro depositados, a Apple parece finalmente ter desistido da ideia de entrar no segmento automotivo. De acordo com reportagem recente da agência de notícias Bloomberg, a gigante de tecnologia abandonou completamente o chamado Projeto Titan e cancelou todos os trabalhos internos em torno do tão falado veículo autônomo.
O carro estava sendo desenvolvido por equipe formada por mais de 2.000 funcionários e todos foram informados do cancelamento nesta terça-feira (27). O anúncio, segundo a Bloomberg, foi feito pelo diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e pelo vice-presidente responsável pelo projeto, Kevin Lynch.
Com a desistência do carro, a Apple focará agora em projetos de inteligência artificial generativa. Tanto é que boa parte dos funcionários do Projeto Titan serão transferidos para a equipe de IA. “A Apple fez a divulgação internamente na terça-feira, surpreendendo os quase 2.000 funcionários que trabalhavam no projeto”, diz o relatório.
O Projeto Titan começou a ser desenvolvido pela Apple em 2014 com foco em eletrificação e condução totalmente autônoma. Ao longo dos anos, consumiu quantidades enormes de investimentos e sofreu diversas mudanças em relação à ideia inicial. Entre as últimas especulações, estava a possibilidade de parceria com montadoras tradicionais como Hyundai e Toyota.
A Apple até chegou a intensificar os testes de estrada nos últimos meses, criando expectativas e atiçando a curiosidade do mercado, mas tudo foi por água abaixo agora. Inicialmente, a empresa planejava lançar o veículo no mercado em 2026, mas depois acabou adiando os planos para 2028.
Segundo rumores, o modelo de produção custaria pouco menos de US$ 100.000 (cerca de R$ 495.000 ao câmbio atual) e teria direção totalmente autônoma disponível para uso em rodovias. Agora, porém, o sonho do iCar foi provavelmente enterrado para sempre.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário