Após lançar o Tiggo 5X Sport e o Tiggo 7 Sport, a Caoa Chery irá voltar sua atenção para o Tiggo 8, que terá uma novidade importante para o Brasil em 2024, com o início da produção da versão híbrida plug-in em Anápolis (GO). O SUV médio de 7 lugares hoje chega importado da China nesta configuração e, com a sua fabricação no complexo goiano, será o primeiro carro híbrido plug-in a ser produzido no país.
A confirmação foi feita por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo Caoa, durante o lançamento do Tiggo 7 Sport realizado ontem (26). O executivo revela que o início da produção acontecerá no segundo semestre deste ano, sem cravar uma data exata, e sem dar detalhes sobre o processo de produção – o mais provável é que o conjunto venha importado da China e somente montado aqui, da mesma forma que a Toyota faz com o Corolla e o Corolla Cross.
Caoa Filho descartou a possibilidade de investir na produção de um carro elétrico, acreditando que os híbridos são mais adequados para o brasileiro. “Carro elétrico é nicho, é o terceiro carro da família. O consumidor não pode arriscar o seu dinheiro numa tecnologia que pode o deixar na mão, como acontece hoje, com a exígua infraestrutura de postos e o longo tempo de carregamento”, disse o CEO.
Essa visão está bem clara na Caoa Chery. Hoje, a empresa só oferece o subcompacto iCar, por R$ 119.990, que emplaca muito pouco. Por outro lado, a fabricante só tem o Tiggo 8 PHEV como um carro híbrido de verdade, enquanto o Tiggo 5X e o Tiggo 7 utilizam um sistema híbrido-leve, que afeta muito pouco o consumo de combustível e emissão de poluentes.
A produção do Tiggo 8 PHEV faz parte do investimento de R$ 3 bilhões anunciado em 2023 para a fábrica de Anápolis, que seria usado para ampliar a produção de toda a linha Tiggo durante o período de cinco anos. Os três SUVs são os únicos produtos fabricados pela marca no Brasil atualmente, desde que a fábrica em Jacareí (SP) fechou as portas, encerrando a montagem dos sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6, além do Tiggo 3X.
O Caoa Chery Tiggo 8 PHEV utiliza um motor 1.5 turbo de 147 cv e 24,4 kgfm, combinado a dois propulsores elétricos de 170 cv e 34,2 kgfm. A potência combinada é de 317 cv e o torque é de 56,6 kgfm, controlados por um câmbio DHT de três marchas mecânicas e 11 posições simuladas. É capaz de rodar por 54 km usando somente as baterias de 19 kWh, e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos.
Caoa Filho não comentou a respeito, mas com o início da produção no Brasil, o veículo deve ficar mais barato nas lojas, por não ter que pagar o imposto de importação e reduzir os custos de transporte. Hoje, o SUV médio está sendo vendido por R$ 239.990.
Fonte: AutoInforme
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