O Grupo Caoa, que hoje controla a operação da Chery no Brasil e ainda tem um acordo com a Hyundai, está trabalhando para criar uma marca própria 100% nacional, com um carro desenvolvido no país. Este era um antigo sonho de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, criador do Grupo Caoa, e que agora será realizado pelo novo CEO da empresa, Carlos Abelrto de Oliveira Andrade Filho.
Caoa Filho revelou os planos de criar uma marca própria em uma conversa com jornalistas durante o lançamento do Caoa Chery Tiggo 7 Sport. O executivo afirma que já está trabalhando em um aporte para esta nova empresa, embora não tenha dado detalhes sobre o valor ou quando será aplicado. Um dos pontos do plano é abrir capital da empresa na B3, a bolsa de valores brasileira, o que ajudaria a custear o desenvolvimento do primeiro carro.
O primeiro passo já teria sido dado, criando uma equipe para iniciar o desenvolvimento do primeiro veículo. Caoa Filho diz que o carro em questão ainda não foi definido, podendo ser um SUV ou picape, uma escolha óbvia por serem os modelos em alta no mercado brasileiro. “A Hyundai começou no Brasil, com modelos importados, desenvolvendo um mercado, aprendeu com ele, depois partiu para sua produção própria. Conosco ocorre o mesmo neste momento depois de muitos anos aprendendo”, disse o executivo ao site Automotive Business.
A abertura de capital da empresa serviria para conseguir mais recursos para a criação do veículo e a preparação da fábrica em Anápolis (GO). “O que falta não é o capital financeiro, mas tempo para desenvolver o veículo. Temos que comprar equipamentos, como prensas, e adotar novas tecnologias na fábrica da Anápolis”, continua Caoa Filho.
Segundo a Agência AutoData, esta nova marca não afetará as parcerias com a Hyundai e a Chery, que continuarão operando normalmente. Caoa Filho aponta que seria uma nova divisão, sem abandonar os negócios atuais. O Grupo Caoa ainda tem os direitos de importar os veículos da Hyundai e produzir alguns modelos, como o Tucson; além de possuir 50% da operação da Chery no Brasil.
Fonte: Automotive Business, AutoData
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