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Stellantis confirma novo investimento no Brasil e fala em 'outro patamar'

Novo aporte será anunciado nos próximos dias e promete ser um dos maiores da história no país

Fiat Toro - 500 mil unidades fabricadas no Brasil

O grupo Stellantis deverá anunciar ainda neste mês de fevereiro detalhes sobre o novo ciclo de investimentos que aplicará no Brasil nos próximos anos. O aporte, cujo valor ainda não foi revelado, vem sendo aguardado com bastante expectativa e promete ser um dos maiores já vistos na indústria automotiva nacional.

O anúncio oficial será realizado em breve, conforme adiantado pelo presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, em encontro realizado recentemente com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). O estado nordestino é sede da fábrica de Goiana, considerada uma das mais modernas do grupo no mundo e onde parte do inédito montante será aplicada.

Galeria: Fábrica Goiana - Stellantis

“O plano que anunciaremos levará a Stellantis a um novo patamar. Avançaremos como protagonistas da mobilidade segura, sustentável e acessível, gerando desenvolvimento e riqueza para a região e todo o país”, disse Cappellano. O dinheiro custeará o lançamento de novos veículos e serviços, além de financiar a expansão da cadeia de fornecedores para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias focadas em descarbonização.

Jeep Commander - Fábrica Goiana (PE)

Entre outras novidades, a Stellantis já adiantou que priorizará projetos baseados na plataforma Bio-Hybrid. A arquitetura está apta para ser utilizada em modelos de diversas marcas do grupo, sendo compatível com motorizações térmica, híbrida e elétrica. Além disso, é tecnicamente compatível com todas as unidades fabris da empresa no Brasil: Porto Real (RJ), Betim (MG) e Goiana (PE).

Citroën C3 - Início da produção em Porto Real (RJ)

Citroën C3 fabricado em Porto Real (RJ)

A empresa também já confirmou que o sistema Bio-Hybrid chegará aos modelos vendidos no Brasil a partir de 2024 e inclui três tipos de hibridização: híbrido-leve (MHEV), híbrido convencional (HEV) e híbrido plug-in (PHEV). A meta é descarbonizar toda a operação global da Stellantis até 2038 e, no caso do Brasil, ter pelo menos 20% do portfólio nacional eletrificado até 2030.

Além disso, o plano também deverá contemplar a produção nacional de modelos 100% elétricos. Conheceremos detalhes do novo ciclo de investimentos nos próximos dias.

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