De Málaga (ESP) - Com a nova R 1300 GS já sendo produzida no Brasil e chegando às lojas em breve, os planos da BMW para 2024 continuam acontecendo. Revelada em setembro do ano passado, a nova F 900 GS desembarca no Brasil já em julho. A informação foi confirmada com exclusividade ao Motor1.com Brasil por Christian Geis, gerente de projeto da moto.
E sim, a nova F 900 GS também será uma moto nacional, assim como foi com a R 1300 GS. O que não se sabe ainda é se a versão de entrada (F 800 GS) também será oferecida em nosso mercado. Apesar de ter o mesmo motor, esta configuração foi pensada mais como porta de entrada no mercado europeu, com menos potência para atender às regras de habilitação de motos no Velho Continente que são dividas de acordo com a potência que a pessoa é permitida a conduzir.
Antes de mais nada, vale destacar o quão importante é o mercado brasileiro para a BMW. A F 900 GS das fotos está pintada na cor São Paulo Yellow, que já estava nos carros M3 e M4 da marca. Mas a motocicleta teve como principal objetivo deixar um pouco de ser uma moto de turismo para ser algo mais próximo de uma moto de Enduro.
Dessa forma, ela ficou visualmente mais alta e esguia. A traseira principalmente mostra o esforço da marca em deixá-la mais leve. A rabeta abriu mão da lanterna convencional, com as lâmpadas de LED sendo incorporadas aos piscas. Junto ao subchassi traseiro menor, o volume traseiro da F 900 GS ficou bem mais reduzido.
E tal redução não é apenas visual. No total, são 14 kg a menos que o modelo que substitui. Em grande parte, a redução veio da troca do tanque metálico por um de plástico e com meio litro a menos de capacidade, sendo capaz de abrigar agora 14,5 litros. O peso em ordem de marcha declarado é de 219 kg para as versões básica e intermediária na Europa, com a Adventure chegando a 245 kg.
Nas medidas, são 2.270 mm de comprimento, 943 mm de largura e 1.590 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 870 mm. A suspensão dianteira passa a ser totalmente ajustável de série, com garfo invertido e 230 mm de curso. Na traseira, amortecedor único com 215 mm de curso. Mantendo a postura de moto de Enduro, a F 900 GS europeia é equipada sempre com rodas raiadas, tendo 21" na dianteira e 17" na traseira.
Outra importante alteração foi o acréscimo de 10 cv de potência.A F 900 GS 2024 e a F 900 GS Adventure 2024 são ambas equipadas com o motor bicilíndrico paralelo de 895 cm3 da BMW. Ele é capaz de entregar 105 cv de potência a 8.500 rpm, além de 9,4 kgfm de torque a 6.750 rpm. A F 800 GS usa o mesmo propulsor, mas com apenas 87 cv a 6.750 rpm, bem como 9,1 kgfm de torque a 6.750 rpm. para todas, o câmbio é mecânico de 6 velocidades com transmissão final feita por corrente. Na Europa, o quickshifter bidirecional é opcional.
As três aventureiras intermediárias da BMW contam de série com iluminação LED, alavanca de câmbio ajustável, tela TFT de 6,5 polegadas para o painel de instrumentos, dois modos de pilotagem (Rain e Road), ABS, controle de tração, escapamento Akrapovič, punhos aquecidos, protetores de mão, nova alavanca de freio de pé, um suporte multifuncional e uma nova bolha.
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