Faz um pouco mais de um mês que o novo Hyundai Creta foi apresentado na Índia e o SUV compacto já foi avistado em testes no Brasil, escondendo o mesmo design da sua variante asiática. O flagra do utilitário mostra que sua estreia no mercado brasileiro não deverá demorar muito, podendo acontecer entre o 2º semestre deste ano e o começo de 2025.
Nosso colega João Anacleto recebeu fotos de um seguidor, mostrando o novo Hyundai Creta com uma camuflagem bem pesada, escondendo a maior parte de suas linhas. O que confirma que terá o design indiano, e não a cara de Tucson usada em outros mercados, é a grade dianteira, com aletas horizontais e um bom espaço entre elas. O outro visual do Creta usa um outro estilo de grade, mais fechada e sem essas barras.
A foto da traseira também dá indicações de que o Creta nacional seguirá o indiano, por conta da lanterna utilizada. O espaço vazio nos panos pretos revela que terá uma iluminação na horizontal e mais larga, enquanto o atual usa um conjunto dividido. Além disso, a placa está posicionada um pouco mais acima, por conta do novo desenho da tampa do porta-malas.
Este facelift será o suficiente para deixar o Creta com um visual bem mais agradável, resolvendo as críticas de muitos clientes, algo semelhante com o que foi com o HB20. O que ainda não sabemos é se também terá a grande reformulação do interior como foi feito na Índia, onde o SUV ganhou um aspecto mais limpo. O painel de instrumentos passa a ser totalmente digital e colcoado lado a lado com a multimídia, dando a impressão de que é uma tela só, ao invés de duas de 10,25 polegadas. Todos os controles foram centralizados em uma única área logo à frente do console central.
O modelo indiano recebeu mais equipamentos, porém a maioria já é oferecida no Creta produzido em Piracicaba (SP), como monitor de ponto cego, controle de estabilidade, câmera 360°, sistema de som Bose com 8 alto-falantes, teto solar panorâmico, bancos dianteiros ventilados, assento do motorista com ajuste elétrico e mais.
O grande mistério é o que acontecerá na parte mecânica. Por lá, a Hyundai aproveitou para equipar o SUV com o motor 1.5 turbo de 160 cv, substituindo o 1.4 turbo de 140 cv. E ainda terá uma versão totalmente elétrica, que roda em testes há um tempo. No caso do Brasil, existe uma dúvida sobre a manutenção do 2.0 aspirado de 167 cv, por ser um motor mais antigo e bem menos eficiente do que o 1.0 turbo de 120 cv – no Inmetro, a versão Ultimate 2.0 recebe nota C na cateogria, enquanto as demais receberam nota B.
Com o Proconve L8 estreando em 2025, restringindo ainda mais as emissões, e com as regras ainda não anunciadas do programa Mover, a Hyundai deve buscar um motor mais eficiente e menos poluente para substituir o 2.0. Há tempos existem rumores sobre a nacionalização do 1.4 turbo e esperava-se que estivesse na segunda geração do Hyundai Creta, porém não veio. A fabricante pode optar pelo novo 1.5 turbo ou por um 1.6 turbo, apesar de ser mais antigo.
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